Cultura, Portimão

Portimão veste-se de azul em Agosto

No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a sua obra literária “Agosto Azul” inspira um Projecto de Arte Comunitária que, durante todo o mês de Agosto, vai vestir Portimão de azul. 

Com a participação empenhada da sociedade local e a partir de materiais recicláveis, foram criadas mais de duas mil instalações artísticas de tons azuis, ligadas à obra do escritor e às tradições locais, com o propósito de valorizar o potencial criativo e artístico da comunidade e que durante Agosto emprestarão uma tonalidade diferente às três freguesias do município. 

Este desafio foi assumido desde Fevereiro passado por 46 instituições do município, entre escolas, centros de dia, clubes, instituições particulares de solidariedade social e associações, sendo que os portimonenses estão convidados a decorar as casas de azul, fazendo desta terra o cenário ideal para a obra do seu mais ilustre conterrâneo. 

No dia 1 de Agosto Portimão ‘acordará’ mais azul. Pelas 19h00, de três pontos centrais da cidade (Alameda da Praça da República, Praça Manuel Teixeira Gomes e Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes), a Banda Filarmónica Portimonense, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão e um grupo de percussão vão liderar a Parada Azul, que irá convergir para a Praça 1º de Maio, reunindo todos quantos queiram vestir de azul e divertir-se nesta grande festa. 

Outro momento alto será o inédito espectáculo de teatro “Agosto Azul”, que terá lugar de 19 a 22 de Agosto, a partir das 22h00, na Praça 1º de Maio, proporcionando o diálogo entre a obra de Manuel Teixeira Gomes e o património local, unindo diferentes grupos, gerações, histórias e quotidianos, de forma a potenciar as dinâmicas sociais. 

“Agosto Azul” é o culminar de um trabalho de conjunto iniciado em Março transacto, a partir de grupos de teatro já existentes na comunidade e de um novo grupo intergeracional que juntou seniores de vários centros de dia com jovens e adultos, promovendo o desenvolvimento individual e colectivo. 

Os interessados poderão assistir a dois ensaios abertos deste espectáculo comunitário, o primeiro no dia 14, às 19h00, no Largo da Igreja da Mexilhoeira Grande, e o segundo no dia seguinte, á mesma hora, na Zona Ribeirinha de Alvor. 

Também fazem parte da programação dois Bailaricos Azuis, que prometem animar as comunidades da Ladeira do Vau (dia 27, às 20h00) e de Chão das Donas (dia 28, às 21h30). 

O projecto multidisciplinar “Agosto Azul” é uma criação da PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, em co-produção com o Município de Portimão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *