Santa Maria da Feira, Turismo

Viagem Medieval em destaque na Loja de Turismo de Santiago de Compostela – Sta. Maria da Feira

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é o produto cultural em destaque na Loja de Turismo da Porto e Norte – Turismo do Porto e Norte de Portugal, em Santiago de Compostela, localizada paredes-meias com a Loja de Turismo da Xunta da Galiza, junto à catedral de Santiago. O merchandising e o material promocional do evento estarão expostos até 8 de Agosto, para promover a Viagem Medieval junto dos milhares de visitantes de todo o mundo que, diariamente, rumam à capital da Galiza, sobretudo em ano de Xacobeo.  

Esta é a primeira acção de promoção cultural e turística do município de Santa Maria da Feira em Espanha, resultante de uma parceria com a Porto e Norte – Turismo do Porto e Norte de Portugal, a nova entidade responsável pela promoção turística da região, que veio substituir as extintas regiões de turismo. O objectivo é internacionalizar a Viagem Medieval para captar cada vez mais visitantes estrangeiros.  

Na apresentação da Viagem Medieval à comunicação social espanhola e a operadores turísticos, realizada a 20 de Julho, na Loja de Turismo de Santiago de Compostela, Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, reconheceu o papel do município de Santa Maria da Feira na promoção da Região como destino turístico, destacando a Viagem Medieval como “um evento único e diferenciador, que marca a identidade de um território que aposta na cultura”. Melchior Moreira sublinhou que os eventos culturais promovidos pelo município feirense são a expressão daquilo que de melhor o Porto e Norte de Portugal tem para oferecer, tendo sido o primeiro município a ser destacado na newsletter da nova entidade, com enfoque na Viagem Medieval. Aos espanhóis, o responsável pela Porto e Norte deixou um convite para “uma viagem inesquecível e única ao Condado Portucalense, marcada pela simpatia dos feirenses e da Região Norte”.  

Na sua intervenção, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira,

Teresa Vieira, apresentou os grandes eventos culturais como “estratégicos” na promoção turística do Município e realçou o envolvimento de vários equipamentos turísticos do Concelho no projecto Viagem Medieval, como é o caso do Castelo, Museu do Papel, Museu Convento dos Lóios, Termas de S. Jorge e Zoo – Parque Ornitológico de Lourosa. Teresa Viera considera que “faz todo o sentido” esta acção de promoção em Espanha, uma vez que a Viagem Medieval tem muitos visitantes espanhóis, mas também alguns participantes. “O nosso objectivo é projectar os nossos eventos âncora, alavancando o município como destino turístico, e atrair cada vez mais visitantes estrangeiros”, referiu a vereadora. 

Coube ao administrador executivo da empresa municipal Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, a apresentação do projecto Viagem Medieval e transmitir a grandiosidade do evento através dos números, elementos diferenciadores e imagens, que impressionaram os jornalistas presentes.  

Até 8 de Agosto, os turistas que passem pela Loja de Turismo da Porto e Norte de Portugal em Santiago de Compostela poderão visualizar um vídeo promocional da Viagem Medieval e uma projecção de fotografias do evento. Poderão ainda obter material promocional diverso e adquirir merchandising do evento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *