Loures, Sociedade

Novo cemitério jardim com mais 70% de área – Loures

O Cemitério Paroquial do Arneiro, em Bucelas, datado do século XIX, encontra-se no limite da sua capacidade. Para que os bucelenses possam continuar a executar os funerais dos seus mortos em condições e ambiente digno, vai ter início na próxima sexta-feira, dia 23 de Julho a obra de ampliação do mesmo. O lançamento da 1ª pedra está marcado para as 10h00.
 
A intervenção define a expansão do actual cemitério, a nascente, onde se localiza o único terreno disponível e com as condições técnicas e físicas  indispensáveis para o efeito,  que irá permitir aumentar a área actual do cemitério em quase 70%, o que corresponde a mais 3789 m2.
 
A obra corresponde um investimento municipal de 1.13 milhões de euros, e será realizada em três meses, contemplando a construção de 311 nichos de decomposição aeróbica, cuja tipologia garante maior controlo dos ciclos de consumação e maior rentabilidade do espaço. A CM Loures acautelou o eventual aumento da capacidade do cemitério através da execução de um conjunto de áreas ajardinadas, com quase 1200 m2, que poderão acolher talhões com as tradicionais campas rasas e nalguns casos nichos adicionais. Para além da maximização do número de lugares e da criação de percursos acessíveis e sem obstáculos, será feito um enquadramento paisagístico do local e criada uma área de estar central no patamar inferior.
 
O modelo de desenvolvimento estético-funcional assenta na ideia de cemitério jardim e no aproveitamento funcional do espaço. As soluções técnicas e os materiais a utilizar pretendem criar um espaço sóbrio e digno, caracterizado pela simplicidade, qualidade e rusticidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. É só para informar que os nichos denominam-se de “decomposição aeróbia” que quer dizer decomposição através da circulação do ar.

    Não é “decomposição aeróbica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *