Sociedade, Trofa

Câmara Municipal da Trofa apoia Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo em Acção de Prevenção

A Câmara Municipal da Trofa está a apoiar a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) numa Acção de Prevenção Verão 2010. 

Esta acção tem como objectivo alertar a população para os cuidados a ter com o Sol, como prevenção primária do cancro da pele.  

Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo tem colaborado com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e com a Liga Portuguesa contra o Cancro, desde há vários anos, promovendo acções de educação e sensibilização, junto de agentes de saúde, educação e sociedade civil.  

A APCC alerta para a necessidade de protecção da pele em todas as actividades quotidianas que impliquem exposição ao Sol, nomeadamente nos momentos de lazer ao ar livre.

 
Passeios, provas desportivas ou viagens prolongadas são ocasiões em que a pele pode ser sujeita aos raios ultravioleta, por períodos prolongados e a horas menos saudáveis (das 12h às 16h) e, assim, torna-se essencial usar roupas pouco porosas, protegendo áreas nobres e sensíveis, como o decote e os braços, o chapéu, óculos escuros e o protector solar, de forma adequada, em zonas onde não se pode proteger com vestuário. 
 
Por outro lado, a APCC alerta os portugueses que aproveitam a época de Verão, e mesmo fora do Verão, para fazerem férias em destinos além-fronteiras, que a presença do Sol é uma constante. É nessa altura que, muitas vezes, acontece a chamada “exposição relâmpago”, motivada pelo desejo de apresentar uma pele bronzeada em muito pouco tempo. 
 
Infelizmente, a factura que a pele pode pagar após um abuso deste tipo (mesmo que apenas só por uma vez) é cada vez mais frequente e manifesta-se, anos mais tarde, em melanomas e outros cancros da pele. 

A Câmara Municipal apoia, desta forma, a iniciativa da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, alertando a população para os riscos da exposição solar sem protecção.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *