Cultura, Santo Tirso

Uma estação de comboios imaginária que nos remete para a temática do exílio – Santo Tirso

“Paisagens em Trânsito” é um solo que retrata a temática do exílio. Na peça, que nos transporta para uma estação de comboios imaginária, são desenvolvidas várias linguagens teatrais, desde o teatro de marionetas e do objecto, passando pelo teatro físico e de emoções. A peça insere-se nos chamados Projectos-Satélite da companhia Circolando. O espectáculo, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, é apresentado na sexta-feira, dia 23 de Julho, às 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves.  

O teatro regressa ao palco do Centro Cultural de Vila das Aves com «Paisagens em Trânsito», um solo de e com Patrick Murys que nos remete para a temática do exílio. No átrio de uma estação de comboios imaginária, há um homem carregado de malas. Viajante sem destino com uma história guardada na bagagem. O comboio não chega. Desesperado o homem vai abrindo uma mala atrás da outra e vai revelando pedaços da sua vida: das malas cai palha, badalos de ovelhas, uma farda de combate, terra e outros objectos. Paisagens da memória aos poucos descobertas no fundo de cada mala. 

A linha de comboio une as pontas à história. Começa no mesmo ponto onde termina. Pelo meio atravessa, invisível, o mundo interior do viajante. Será mesmo um viajante? O condutor do comboio? O guarda da estação? Personagens que nos ajudam a construir o nosso próprio comboio e seguir viagem. 

A companhia Circolando desenvolve a sua actividade desde 1999. A criação e difusão de espectáculos constituem os objectos nucleares do projecto, promovendo também, por outro lado, ateliers de formação em diversos campos artísticos.  

Em 2006 surgiu na Circolando a ideia de apoiar projectos da autoria de colaboradores regulares da companhia com quem existe uma profunda identificação artística. Este apoio reflecte-se a nível artístico com o acompanhamento à encenação e à dramaturgia, mas também a nível da produção, promoção e construção plástica. São os chamamos Projectos-Satélite, no qual o espectáculo «Paisagens em Trânsito» se insere.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *