Sociedade, Tomar

O dia em que Camões chegou de comboio a Tomar

Luís de Camões subiu as escadas rolantes, aguardou pacientemente na plataforma da Gare do Oriente, perante a curiosidade e os cliques das máquinas fotográficas e de inúmeros telemóveis, e, quando chegou o comboio inter-regional para Tomar, às 18.26, ultrapassou os degraus na sua passada pesada de estátua, não deixando indiferente nenhum passageiro.

     A acção, que contou com o apoio da CP, ocorreu ontem, dia 19 de Julho, e marcou o lançamento do Primeiro Festival de Estátuas Vivas de Tomar que se realiza dias 18 e 19 de Setembro. Ícone do festival, Luís de Camões foi encarnado por António Santos, o Staticman, pioneiro e figura de proa dos homens-estátua nacionais, que prolongou a sua performance durante toda a viagem, interagindo com os passageiros até se imobilizar na estação de Tomar.

     A opção por Camões não foi por acaso. Além de ser uma das figuras mais reconhecíveis da História de Portugal, o poeta personifica essa própria História, que vai ser a temática de base do festival, desde a Idade Média à República, contando com a presença dos 21 melhores artistas portugueses, devidamente enquadrados pela paisagem deslumbrante e pelo património de excepção que caracterizam Tomar.

     Enquadrado no património monumental da cidade, o Festival de Estátuas Vivas de Tomar dará destaque ao magnífico cenário do Castelo dos Templários e Convento de Cristo mas também ao centro histórico que se espraia até ao rio. O evento decorre no sábado à tarde e à noite e no domingo à tarde, dias 18 e 19 de Setembro, culminando com a eleição da melhor Estátua Viva, que será feita pelo público.

     Nuno Álvares Pereira, Marquês de Pombal, Filipe I, Infante D. Henrique, Camões ou Fernando Pessoa são apenas alguns dos personagens históricos representados, para além de figuras especialmente relacionadas com Tomar como Santa Iria, Gualdim Pais, um cavaleiro templário ou um par da Festa dos Tabuleiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *