Mangualde, Sociedade

Mangualde promove «Arraial Sénior» no dia dos avós

A Câmara Municipal de Mangualde vai assinalar o Dia dos Avós, com a iniciativa “Arraial Sénior”, no próximo dia 26 de Julho, na Mata dos Condes de Anadia, junto ao Largo Pedro Álvares Cabral. O evento, que terá início pelas 11h00 com a presença do Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, conta com a celebração de uma Missa Solene (eucarística pelo Cónego Seixas), e prolongar-se-á por todo o dia, com troca de merendas (almoço) e uma tarde de muita animação: Grupo IAM – Instituto de Artes Musicais (14h30), Samuel e Telma (15h00), bailarico com o Grupo «Os Lusitanos – Grupo de Concertinas» (15h30) e música ambiente (16h30). A meio da tarde haverá bolo para assinalar esta data.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas através do Gabinete de Acção Social da Autarquia até ao dia 21 de Julho. A Autarquia disponibilizará autocarros para transporte a todos aqueles que efectuarem a inscrição dentro do prazo estabelecido.
O Dia dos Avós celebra-se a 26 de Julho, porque é o dia de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. No século I a.C., segundo reza a história, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas rezavam para que esse sonho se concretizasse. Um dia um anjo apareceu a Ana e comunicou-lhe que ela estava grávida. Algum tempo depois nasceu uma menina que foi baptizada Maria. Ana faleceu quando a filha tinha apenas três anos. Como foram pais de Maria e avós de Jesus Cristo, Ana e Joaquim são os padroeiros dos avós.
Este dia tem como objectivo destacar e promover o papel dos avós no seio da família. Muitas vezes, os avós são o suporte afectivo e financeiro de pais e filhos. É que, afinal de contas, os avós são pais duas vezes.
Este encontro servirá ainda para proporcionar um novo momento de convívio e troca de experiências para aqueles que participaram na iniciativa «Andanças Seniores».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *