Póvoa de Varzim, Sociedade

A Filantrópica celebrou 75 anos com sessão de homenagens – P. Varzim

Na passada sexta-feira, 16 de Junho, a Filantrópica celebrou 75 anos da sua fundação. Dirigida actualmente por Sandra Brandão, a cooperativa celebrou a efeméride homenageando os seus fundadores.
José dos Santos Marques, de 96 anos, foi distinguido como cooperador número um da associação e também um dos seus fundadores que, enquanto membro da direcção escrevia para jornais locais sobre a actividade cultural d’ A Filantrópica. Sandra Brandão reconheceu o carinho que o tipógrafo dedica há vários à cooperativa mantendo uma grande ligação comprovada pelas visitas quase diárias.
Também a Câmara Municipal, representada pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, foi distinguida na cerimónia comemorativa do 75º aniversário d’A Filantrópica, recebendo uma medalha evocativa dos 75 anos pelo apoio dado à cooperativa no âmbito da sua actividade de promoção cultural e artística. Por outro lado, o município felicitou A Filantrópica oferecendo a Sandra Brandão uma réplica da lancha poveira.
António Baptista de Lima foi outro dos homenageados pel’A Filantrópica, em representação do seu avô e pai já falecidos, que recebeu uma medalha evocativa dos 75 anos. O seu avô, Baptista de Lima, teve um papel muito importante na fundação da cooperativa.
A Filantrópica é uma cooperativa de Cultura e Ensino independente situada no centro da cidade da Póvoa de Varzim e gerida por uma equipa de voluntários não remunerados.
Fundada a 16 de Julho de 1935 pela comissão organizadora e pelos sócios da Casa dos Operários com objectivos meramente sociais e filantropos, mantém este escopo até aos dias de hoje, mas também procura promover a Criação e a Divulgação Artística e Cultural. Nesse sentido, e ao longo de mais de mil actividades já desenvolvidas, passaram pel’A Filantrópica dezenas de artistas, formadores, músicos, grupos culturais, associações e largas centenas de formandos que foram perpetuando os objectivos da Cooperativa.
A Filantrópica ocupa um edifício antigo que é património dos seus cooperadores, dispondo de várias salas de formação, um ginásio, uma sala de exposições e uma cafetaria, bem como de vários espaços que apoiam os seus serviços.
Para saber mais sobre A Filantrópica consulte a sua página em http://www.afilantropica.com/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *