Cultura, Nisa

“Viagem à Terra do Sol” exposição de pintura de Jorge Alexandre na Biblioteca Municipal de Nisa

   De 24 de Julho a 14 de Agosto, estará  patente na Biblioteca Municipal de Nisa a exposição “Viagem à Terra do Sol” com pinturas do aguarelista vila-franquense Jorge Alexandre.

   Jorge José Gomes de Carvalho Alexandre nasceu em Vila Franca de Xira em 1956. 

   Pelas mãos, mas principalmente pela sensibilidade dos Mestres José  Noel Perdigão,Júlio Goês, Caldeira Martins e outros que a memória não esquece, saboreia a ternura da aguarela.

   E a paixão nasce!

   Sobre a sua obra diz Paulo Câmara “ é como se de cada Aguarela “sobre”saísse uma cor, uma imagem, um cheiro e uma atmosfera.

   Jorge Alexandre Iniciou a actividade profissional, nos anos 70, como cartoonista na revista “ O Século Ilustrado”. Nas duas décadas seguintes trabalhou na área da publicidade.

   Expõe desde a década de 80 em Portugal e no estrangeiro, contando no seu currículo com a realização de dezenas de exposições individuais e colectivas e está representado em colecções particulares em Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia, Dinamarca, Brasil, Índia, Japão e Noruega.

   Detentor de vários prémios na área da pintura, entre os quais, o 1º. E 3º. Prémios na 2ª. Bienal de Benevente, o 1º. Prémio Cidade de Tavira e o 2º. Prémio da Vila de Salvaterra de Magos, o Artista está mencionado  em Arte 98 de F. Infante do Carmo, no anuário Europeu de Arte 2000 e na publicação em Portugal 2001 e no vídeo “ Aguarela-Arte Maior” de Afonso de Almeida Brandão.

   É, desde 2002, Presidente da Direcção do GART-Grupo de Artistas e Amigos da Arte, Associação que tem divulgado a Arte enquanto sensibilidade de cada um, num todo, por todo o Mundo.

   Com Vítor Casquinha concebe pensamentos como “da Aurora ao Ocaso a Teimosia de Resistir”, o que dá origem ao monumento ao trabalhador rural em Arruda dos Vinhos que cria e executa solicitando a ajuda do Mestre Júlio Carmo santos.

   Jorge Alexandre participou desde a 1ª. edição na “ AQUALMADA”, uma das principais mostras nacionais de aguarela.

   Tem participado, como convidado, em todas as edições da Bienal de Arte de Expressão Figurativa de Alenquer e na Vernisage de Pintura de Santarém entre outras.

   Expõe com regularidade com o escultor Jorge Muñoz em Madrid.

   Criador da mascote de Arruda dos Vinhos “ Arruvinho”.

   Autor de vários cartazes, sendo em 2008 convidado a criar todos os cartazes da temporada taurina na Praça Palha Blanco em Vila Franca de Xira.

   É o autor dos retratos dos matadores Vilafranquenses expostos no Café Central, da colecção “ Cenas Taurinas” patentes no pátio Galache, da obra “ Campinagem I” exposta no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da colecção “ Redol” patente na Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

   Em 2008 é lançada pela empresa Adine, uma colecção de imans reproduzindo 5 obras suas e é responsável pela decoração da maternidade do Hospital Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira.

   Em 1999 recebeu a distinção de mérito cultural da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

   Certificado pelo Centro de Formação contínua da Universidade do Minho, presta actualmente formação na área da expressão plástica. 

   Em 2010 expôs individualmente na Galeria Municipal de Alcochete “ Toiros, Campo e Tejo” e na Diputacion Provincial em Badajoz “ Toiros, Suor e Sol”.  

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *