Sociedade, Trofa

Férias de Verão ocupadas na Trofa com livros, internet, monumentos e romarias populares

A Câmara Municipal da Trofa apresenta aos munícipes ou turistas que passam férias no Concelho Trofense, uma variedade de actividades e pontos de interesse para conhecer.
 
Para além das acções e eventos que são organizados todos os meses pela Câmara Municipal da Trofa, os interessados podem visitar a Casa da Cultura da Trofa ou a Biblioteca Municipal.
 
A Biblioteca Municipal da Trofa, localizada na Casa da Cultura, tem à disposição quatro grandes áreas, com centros de interesse e objectivos de funcionamento diversificados: a Sala de Leitura Infanto-Juvenil, a Sala de Leitura de Adultos, a Sala Multimédia, que possibilita o acesso gratuito à Internet, visualização de filmes e consulta dos jornais diários e as salas de exposições permanentes e temporárias.
 
O Espaço Internet Trofa possui postos de acesso à internet, permitindo a todos os munícipes o uso gratuito do serviço. Neste espaço os utentes podem fazer pesquisas, ver o seu e-mail, aceder a todas as redes sociais e outras actividades. O espaço Internet da Trofa encerra de 17 a 31 Agosto.
 
A Academia Municipal Aquaplace tem também ao dispor dos interessados uma série de actividades, que continuam a decorrer nos meses de Verão. Os interessados devem informar-se e inscrever-se no local para as actividades organizadas, já que a Academia encerra para manutenção de 9 a 22 de Agosto.
 
 
O Centro Comunitário Municipal da Trofa, com o objectivo de combater o sedentarismo, bem como estimular e criar momentos de convívio e lazer, apresenta não só um leque variado de Oficinas como organiza diferentes actividades lúdicas e recreativas para os idosos de todo o Concelho, reforçando também a participação dos jovens nas actividades, promovendo assim a interacção de diferentes gerações.   O Centro Comunitário Municipal da Trofa tem à disposição dos utentes Biblioteca, Ludoteca e Acesso Gratuito à Internet.
 
Para além destas valências o Concelho da Trofa tem ainda vários locais de visita, considerados imprescindíveis, do ponto de vista turístico.
 
Na freguesia de Alvarelhos pode visitar-se o Castro de Alvarelhos, monumento nacional desde 1910, o Monte de Santa Eufémia, a Quinta do Paiço, a Igreja Matriz seiscentista e o Museu de Arte Sacra.
 
Em Santiago de Bougado os interessados podem conhecer a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado com projecto do arquitecto Nicolau Nasoni, os dois Marcos Miliários (Casa da Cultura da Trofa), as Alminhas da Peça Má, as Alminhas de Bairros, o Cruzeiro Paroquial de Santiago de Bougado, o Cruzeiro da Nossa Senhora do Desterro, o Monte de S. Gens com a Capela Nossa Senhora da Alegria e o Miradouro.
 
A Freguesia de S. Martinho de Bougado tem como pontos de interesse a Igreja Matriz, a Capela Nossa Senhora das Dores, as Alminhas de Ervosa e o Cruzeiro de S. Martinho de Bougado.
 
Como locais turísticos, a freguesia de S. Mamede do Coronado tem a Igreja Matriz, o Cruzeiro junto da Igreja Matriz, Mendões e a Capela e Cruzeiro do Espírito Santo.
 
Em S. Romão do Coronado pode visitar-se a Igreja Paroquial, a Capela de S. Bartolomeu, e a Capela de Santa Eulália.
 
Na Freguesia do Muro pode visitar-se a Igreja Paroquial local, plena de história e tradição e o edifício da Junta de Freguesia, antigo edifício da Escola Primária da localidade.
Na freguesia de Covelas os interessados podem visitar a Capela de S. Gonçalo e a Igreja Matriz, enquanto na freguesia de Guidões podem conhecer a Igreja Paroquial, a Estátua e Azulejos de João Baptista e o Calvário de Guidões.
 
As freguesias do Concelho, para além dos seus marcos históricos e património natural apresentam ainda a possibilidade de conhecer melhor as vivências tradicionais da região com a organização das festas e romarias típicas da época estival.
 
Durante o mês de Julho decorre a festa de S. Cristóvão e S. Pantaleão na freguesia do Muro, e a festa da Sra. da Livração e do Padroeiro S. Tiago, em Santiago de Bougado.
 
Em Agosto decorre a festa de S. Roque, em Alvarelhos, a Festa do Senhor em Covelas e a festa da Nossa Senhora das Dores em S. Martinho de Bougado.
A Câmara Municipal da Trofa apresenta, assim, várias opções para a ocupação dos tempos livros durante o período de férias.
 
Contactos
 
CASA DA CULTURA DA TROFA
Avenida D. Diogo Mourato
Lagoa – Santiago de Bougado
4785-580 Trofa
Telefone | 252 400 090
e-mail | cct@mun-trofa.pt
 
ESPAÇO INTERNET TROFA
FIJE – Fórum Inovação e Jovens Empreendedores
R. Infante D. Henrique | 307
Edifício Terraços do Infante
4785 – 185 Trofa
Telefone | 252 414846
e-mail |ei.trofa@mun-trofa.pt 
AQUAPLACE | ACADEMIA MUNICIPAL DA TROFA
R. António Sá Couto de Araújo
4785 – 409 Trofa
Telefone | 252 480 000
Fax | 252 480 001
CCMT – Centro Comunitário Municipal da Trofa
Rua Conde S. Bento
Centro Comercial da Vinha, R/C – Loja 52
4785 – 296 Trofa
Telefone | 252 403 690
Fax | 252 403 699
e-mail | ccmt@mun-trofa.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *