Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Crianças do “Férias Activas” visitaram o “Energy Bus” – Póvoa de Lanhoso

Aproveitando uma manhã em que o sol esteve encoberto, os cerca de 20 participantes na primeira semana do Programa “Férias Activas”, acompanhados por dois Técnicos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, visitaram, no dia 9 de Julho, o “Energy Bus”, autocarro que pretende informar, sensibilizar e promover o consumo eficiente da energia eléctrica em Portugal e que esteve parado no Parque de Estacionamento do Pontido, entre os dias 8 e 10 deste mês.
Numa visita animada e orientada por um Técnico que explicou ao pormenor aspectos relacionados com o consumo energético eficiente, os mais jovens puderam ampliar os seus conhecimentos, fazer perguntas e participar nas experiências propostas.
No final da visita, que teve a duração de cerca de 30 minutos, estavam satisfeitos e recordaram algumas das coisas que aprenderam.
A participar pelo segundo ano no “Férias Activas” – porque, as actividades em que se inscreveu a podem levar a aprender e a conhecer coisas novas – Francisca Magalhães, de 11 anos, estava satisfeita. “Gostei, achei muito interessante”, referiu, revelando que aprendeu que existiam mais tipos de energia do que aqueles que ela já conhecia.
Gonçalo Henriques, de 10 anos, também estava entusiasmado. “Foi giro e adorei. Explicaram-nos o que devíamos fazer para poupar energia. Por exemplo, desligar o televisor no botão e não no comando. Eu tenho sorte, porque estraguei o botão do comando e já fazia isso”. Sobre o Programa “Férias Activas”, referiu também estar a gostar. “Um amigo já andava cá e disse-me que era fixe. Eu experimentei, entrei e estou a gostar”.
Com apenas 7 anos e, referindo-se ao “Energy Bus”, Adriana Lemos confessou que tinha gostado da visita e recordou algo que aprendeu: “Como o meu pai, às vezes, sai, eu é que tenho de desligar a televisão, no botão”. A pequena tem participado por diversas vezes no “Férias Activas”, afirmando que gosta, “porque tem coisas fixes para fazer”.
O “Energy Bus”, que tem percorrido vários locais do país, esteve na Póvoa de Lanhoso, no âmbito da programação regular do Espaço Jovem.
O Programa “Férias Activas” é implementado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com o objectivo de ocupar os tempos livres dos mais jovens, com idades entre os 6 e os 16, com as mais variadas actividades.
“Férias Activas” com inscrições a decorrer
De lembrar que ainda estão a decorrer as inscrições para a segunda quinzena de Julho e para o mês de Agosto para aqueles que desejem participar no Programa “Férias Activas”. Este Programa, que tem tido enorme sucesso, estende-se até 27 de Agosto.
Conhecer aqui o Programa.
As inscrições podem ser realizadas no Espaço Jovem e no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.
Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos
Telefone: 253 632 790
E-mail: centro.ambiental@mun-planhoso.pt
Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso
Telefone: 253 738 454
E-mail: espaco.jovem@mun-planhoso.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *