Cultura, Viseu

Museu Etnográfico de Várzea de Calde – Viseu

O Museu implanta-se no espaço de uma clássica casa de lavrador permitindo recuperar as vivências do quotidiano e sazonais da vida agrícola e interpretar os referentes simbólicos constitutivos e integradores da casa de família, revelando alguns espaços temáticos: os transportes, o curral do porco, os “trabalhos e os dias”, a cozinha, o ciclo do linho e o lagar, adega e a tulha.  O Museu dedica ainda um espaço privilegiado ao Ciclo de Linho, revelando a tradicional utensilagem aplicada no seu fabrico.

     O Museu Etnográfico (com o telefone: 232 911004 e email: museu.varzea@cmviseu.pt ) encontra-se aberto de Terça a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

     Desde a sua inauguração, em 20 de Setembro de 2009, já usufruíram daquele espaço museológico, integrado na Rede Municipal de Museus, mais de 4 000 pessoas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. VOU DEIXAR UM BERVE COMENTARIO NAO TEMOS NOVIDADES DA NOSSA LINDA TERRA GOSTARIA EMENSO  DE VER MAIS COISAS SOBRE A MINHA TERRA CHAMOME MARIA ADELAIDE POLONIO VAI  O MEU EMIEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *