Cultura, Óbidos

Festival de Ópera traz magia às noites de Óbidos

Os magníficos cenários da Cerca do Castelo de Óbidos, da Casa das Gaeiras e da Lagoa de Óbidos acolhem mais um Festival de Ópera, de 31 de Julho a 27 de Agosto.

Dia 31 de Julho, pelas 22 horas, a Casa das Gaeiras recebe a 9.ª Sinfonia de Beethoven, uma obra que ocupa um lugar ímpar na história da música. A Sinfonia N.º 9 é particularmente importante, não só pelo facto de ter introduzido a voz (solos e Coro) num género, até aí, puramente instrumental, mas também por ter alargado a formação da orquestra e a sua própria duração até uma dimensão nunca antes praticada.

Óbidos recebe, a 7 de Agosto, a conhecida ópera de Gioacchino Rossini, “O Barbeiro de Sevilha”, que conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões, espalha boatos… A ópera acontece na Cerca do Castelo, às 21h30.

Também na Cerca do Castelo terá lugar, pelas 21h30, de 19 de Agosto, a ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini. Traição, mentiras, vaidade, intrigas, loucura. Todos os ingredientes que consagram o género estão em La Bohème…

A terminar com chave de ouro, uma Grande Gala Final, às 22 horas, com o magnífico cenário da Lagoa de Óbidos como pano de fundo, para ouvir a conhecida soprano Elisabete Matos. Serãointerpretadas as mais conhecidas árias de óperas como “Carmen”, “Nabucco”, “Tosca”, “Turandot”, entre outras.

Recorde-se que o Festival de Óbidos é um projecto pioneiro no campo da Ópera, sistematizando uma oferta cultural como estratégia de promoção e valorização do património edificado e natural da Vila e do Concelho.

Para além de assistir aos melhores espectáculos ao ar livre, a iniciativa pretende descentralizar esta arte. Mas mais do que isso, Óbidos quer que a Ópera seja para todos.

Evento ao ar livre. Aconselha-se o uso de agasalhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *