Figueira da Foz, Sociedade

Projecto “Praia M+ – Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos” – Figueira da Foz

Desde 2005 a Câmara Municipal tem vindo a implementar na Praia de Buarcos o Projecto “Praia M+ – Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos”.

De acordo com os Censos 2001, existem só no nosso Município 4666 pessoas com deficiência, sendo a deficiência motora a mais frequente (28,3 %).

Assim sendo, o reforço das acessibilidades no Município e a promoção da igualdade de oportunidades e de direitos das pessoas com deficiência torna-se de primordial importância.

Sendo este Município um pólo turístico relevante, particularmente devido às suas praias, a implementação de um Projecto destes faz ainda mais sentido, pois permite-nos servir toda a nossa população com deficiência motora e atrair para a referida Praia pessoas com deficiência oriundas dos mais diversos locais.

O Projecto “Praia M+”, através da utilização de equipamento de banho de mar (tiralô), permite aos deficientes motores, a outros deficientes e às pessoas com mobilidade reduzida usufruir em pleno das nossas praias, nomeadamente, de banho de mar.

Para tal foi realizado um Ajuste Directo com o Clube de Surf e Salvamento, que assegurará a permanência no local de dois Nadadores Salvadores com formação específica para o efeito.

A adesão ao Projecto tem sido muito boa, tendo no ano transacto uma média de cinco a seis utilizadores por dia.

Este ano, o referido Projecto terá início no dia 15 de Julho, na Praia de Buarcos (próximo do Balneário de Buarcos), diariamente, das 10h às 13h e das 15h às 19h.

A participação nas actividades é gratuita. A marcação é feita no local.

Grupos com 5 ou mais participantes devem marcar previamente junto da Divisão de Educação e Acção Social.

O Projecto vai prolongar-se até ao próximo dia 29 de Agosto de 2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Bom dia, este ano estive em Buarcos de férias edorei ver que se criam condições para que as pessoas com mobilidade reduzida possam fazer as mesmas actividades que os restantes. Tenho um filho com 100% de incapacidade e é muito dificil poder fazer praia, não posso leva-lo a agua, e enfim, a maior parte das praias não tem passadiço e as cadeiras de rodas não andam na areia. Parabéns, para o ano vou voltar a Buarcos e levar o meu filho, Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *