Sociedade, Vila Real de Santo António

“Praia Acessível, Praia para todos” em quatro praias do concelho de VRSA

Ate ao dia 15 de Setembro, as praias do Concelho de Vila Real de Santo António, galardoadas com a Bandeira Azul, acolhem o projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Praia Acessível, Uma Praia para Todos”.
 
 As praias de Santo António (Vila Real de Santo António), Monte Gordo, Lota e Manta Rota, receberam não só a distinção de praia com bandeira azul, assim como de praias acessíveis a todos os cidadãos com mobilidade reduzida.
 
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua, assim, a desenvolver o Projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Uma Praia para Todos”, visando harmonizar diversas iniciativas locais já empreendidas para tornar acessíveis as praias às pessoas com mobilidade condicionada, criando uma resposta social, de utilização temporária, fornecendo conforto para pessoas com mobilidade reduzida, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação do tempo livre.
 
O projecto tem como principais objectivos permitir uma acessibilidade para todos, e integra por exemplo, equipamentos anfíbios, que possibilitam a inclusão de indivíduos com mobilidade reduzida, permitindo-lhes usufruir de um banho de mar e/ou um passeio à beira mar, em condições de absoluta segurança, envolvendo pessoas com mobilidade condicionada na vida social e facultando-lhes a possibilidade de passar um período de tempo agradável na praia.
 
Nas quatro praias acessíveis do concelho os utilizadores poderão encontrar Serviços de apoio (toldos, estacionamento ordenado e reservado, rampas de acesso e passadeiras até à zona de toldos); Instalações sanitárias para o cidadão portador de mobilidade condicionada, em adequadas condições de higiene e de funcionalidade; vigilância durante a permanência do utente no projecto (presença de nadadores salvadores com formação específica e existência de postos de primeiros socorros). Nas referidas praias terão ainda à disposição equipamentos para facilitar o acesso aos banhos, os Tiralós (Amphy Buggies), podendo também realizar um pequeno passeio, quando possível, pela baixa-mar. Este equipamento é manuseado por monitores especializados.
          
O projecto funciona todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00 até ao dia 15 de Setembro.
 
Os interessados deverão dirigir-se aos monitores que se encontram nas diversas praias e usufruir dos serviços disponibilizados.
 
Para mais esclarecimentos poderão contactar a Câmara Municipal de VRSA – Divisão de Acção Social, de 2.ª a 6:º feira entre as 9h30 e as 15h00; pelo telefone 281 510 093 ou pelo e-mail: umapraiaparatodos@cm-vrsa.pt .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *