Santo Tirso, Sociedade

Com a coroação das rainha e princesa do vinho verde arrancaram as festas concelhias – Santo Tirso

Joana Rafaela de Sousa, de Lamelas, e Vânia Sousa, da Lama, são, respectivamente, as novas Rainha e Princesa do Vinho Verde e foram coroadas ontem, em cerimónia pública que decorreu no Largo Abade Pedrosa (foto). O evento marcou o arranque das Festas de S. Bento, em Santo Tirso, que se prolongam até domingo. 

As Festas de S. Bento chamam anualmente, à cidade de Santo Tirso, devotos de todos os cantos do país. O programa das festas (que, este ano, decorrem entre o dia 8 e 11 de Julho) está repleto de actividades, onde o sagrado e o profano se interligam. Concertos diários, animação de rua, actividades desportivas, cerimónias religiosas e exposições são alguns dos destaques destes quatro dias de festa. 
 

O CONCERTO DOS GNR

As tradicionais Festas de S. Bento, uma romaria pagã, voltam este ano a ser recordadas e celebradas como já vem sendo hábito. Com um programa preenchido com actividades diversas, o destaque vai para a actuação da banda rock portuense “GNR”, concerto ao vivo que vai decorrer amanhã, sábado, dia 10 de Julho, a partir das 22h30, na Praça 25 de Abril. 
 

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO

No dia 11 de Julho, como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à  Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. Logo a partir das 4/5 horas da madrugada, as estradas e vias enchem-se de caminhantes que vão cumprir as suas promessas. Aliás, a primeira Missa Solene em Honra de S. Bento, realiza-se às 6h30. Perante este anormal fluxo de pessoas, a Câmara Municipal já solicitou às Forças de Segurança (PSP, GNR e PM) o reforço de meios no terreno. A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele, e ainda ao auxílio que prestava aos partos difíceis…  
 

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS

Depois do Concerto Comemorativo do XXV Aniversário de Elevação de Santo Tirso a Cidade e da Coroação da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (que decorreram ontem), segue-se hoje, sexta-feira, dia 9 de Julho, a cerimónia da Recepção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas que decorre no salão nobre dos Paços do Concelho, a partir das 18h30. 
 

PONTOS ALTOS NA ANIMAÇÃO MUSICAL

No que se refere à animação musical das Festas de S. Bento destaca-se o concerto dos GNR (amanhã, sábado, dia 10 de Julho, às 22h30, na Praça 25 de Abril), a actuação do Zézé Fernandes (hoje, sexta-feira, dia 9 de Julho, 22 horas, Praça 25 de Abril) e o momento musical do Grupo de Fados e Baladas “Memórias de Coimbra” (domingo, dia 11 de Julho, 22h30, Largo Abade Pedrosa). 
 

OS OUTROS EVENTOS

As actividades desportivas também vão estar em destaque com o “Torneio Aberto de Ténis” (manhãs dos dias 8, 9 , 10 e 11 de Julho, no Complexo Desportivo Municipal), o XIII Torneio Internacional de Andebol “S. Bento” (dias 9, 10 e 11 de Julho, Pavilhão Desportivo Municipal), a Caminhada S. Bento (dia 10, às 9 horas, com concentração na Praça 25 de Abril) e, ainda o XXIV Circuito Cicloturista ao Concelho de Santo Tirso (dia 11, às 9 horas, com concentração na Praça 25 de Abril). 

Refira-se ainda que, durante os três dias de festividades, decorre um Concurso de Fotografia “As Festas e a Cidade” e um Concurso de Montras e estará patente ao público, no Mercado Municipal, a Exposição de Coleccionismo “S. Bento”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *