Sociedade, Torres Vedras

Apresentação de Meios de Vigilância do Litoral Torriense – Torres Vedras

Foram hoje apresentados, na Praia do Navio em Santa Cruz, a viatura e os dois nadadores – salvadores que irão patrulhar os 20 km’s de costa do concelho de Torres Vedras no âmbito do Projecto “Praia Segura”, reforçando os meios de vigilância e socorro nas praias concessionadas, bem como intervindo, com meios de salvamento, em praias não concessionadas do concelho. Este serviço estará disponível até 15 de Setembro e o número de emergência é o 919 417 549

O Projecto “Praia Segura” nasceu no ano passado, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e outras entidades públicas e privadas e justificou plenamente a sua continuidade, nomeadamente pela prestação de primeiros socorros e salvamento de 28 pessoas nas praias do concelho torriense.

A ocupação intensiva das praias em todo o litoral justifica um reforço dos meios de segurança. Por esta razão, além da viatura apresentada, estará ainda disponível um meio de socorro complementar- o SOS TALKING, um sistema de comunicação de emergência que se encontra na Praia da Vigia, em Santa Cruz, e que também estará disponível na Praia da Amoeira(na mesma localidade). 
 

Em 2010 este projecto de iniciativa pública só se tornou uma realidade com o apoio dos seguintes parceiros:

– Instituto de Socorros a Náufragos – forneceu diversos equipamentos de salvamento;

– Capitania do Porto de Cascais e Capitania do Porto de Peniche – responsáveis por superintender as acções de salvamento aos banhistas nas praias das respectivas áreas de jurisdição;

– Mitsubishi Motors Portugal- pela cedência da viatura de patrulhamento;

– Vesauto, Automóveis e Reparações, S.A – que garante a manutenção da viatura;

– Seguros Esteves, Sociedade de Mediação de Seguros, Lda – que patrocina o Prémio “Cidadania- Praia Segura” a atribuir a um comportamento de cidadania que se destaque no âmbito deste projecto e que pode ser atribuído tanto a nadadores-salvadores quanto ao cidadão comum cuja acção se destaque.

– Companhia de Seguros Fidelidade Mundial, S.A- que garante o seguro da viatura e de acidentes pessoais dos nadadores-salvadores;

– Kontraproduções – Marketing e Publicidade, Lda – empresa responsável pela decoração da viatura;

– Extincêndios S.A – cedência de extintores, manutenção e recarga, sirene e equipamento de radiocomunicações.

– Concessionários de Praia (Promar – Porto Novo, Bar Portal, Praia do Navio, Praia do Mirante, Bar do pisão, Bar da Física, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, Praia Azul Varandinha e Clube Naval da Assenta – que asseguram entre si a alimentação dos nadadores-salvadores. 

A Câmara Municipal de Torres Vedras cumpre, com a ajuda dos referidos parceiros, o objectivo de garantir a segurança de todos os que procuram o litoral do concelho para visitar ou passar férias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *