Cultura, Évora

Externato Infanta D. Maria recebeu a visita da ilustradora Madalena Matoso – Évora

A ilustradora Madalena Matoso esteve na manhã de ontem (dia 7) no Externato Infanta D. Maria, em Évora, no âmbito do programa da “Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, dinamizado pela Câmara Municipal de Évora com a finalidade principal de estimular o gosto dos mais novos pelos livros e pela leitura. 

Os alunos tiveram uma entusiasmante manhã preenchida com uma sessão onde a ilustradora falou do seu trabalho e respondeu a questões que lhe foram colocadas, seguida de um workshop de colagens onde as crianças elaboraram o seu auto-retrato, finalizando esta visita com uma passagem pela exposição de desenhos e colagens que o grupo realizou ao longo do ano lectivo, inspirado na leitura dos livros da autora. 

O Externato é um dos três estabelecimentos de ensino que este ano lectivo venceu o concurso “Visita de Escritores/Ilustradores à tua Escola” que permite esta visita, sendo os outros dois a EB1 de S. Mamede (1º ciclo) e a EB 2,3 de Santa Clara (2º e 3º ciclo), tendo nesta última sido realizada, em meados de Junho, uma sessão com o escritor Filipe Faria. 

Estas visitas são apoiadas pela Câmara Municipal, podendo a elas candidatarem-se jardins-de-infância e escolas (ensino público e privado) do 1º, 2º/3º ciclo do concelho de Évora, as quais, dentro de um prazo definido enviam para os serviços de educação camarários um plano de trabalho a desenvolver previamente à visita do escritor/ilustrador, em torno da sua vida e obra, bem como uma proposta de programação para o dia em que o autor visitar a escola para serem submetidos à apreciação de um júri. 

Madalena Matoso é natural de Lisboa e licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo também uma pós-graduação em Design Gráfico Editorial na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.  

Fundou com outros autores a Planeta Tangerina, editora onde tem desenvolvido trabalhos de ilustração e design gráfico voltados para o público mais jovem.  

Ilustrou também para outros autores e colecções, sendo já uma autora premiada, designadamente com o Prémio Nacional de Ilustração 2008 resultante de um trabalho de parceria com a escritora Alice Vieira intitulado “A Charada da Bicharada”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *