Póvoa de Varzim, Sociedade

ENVOLV’COM organiza ateliês de animação para o mês de Julho – P. Varzim

Lançado com o objectivo de combater a pobreza e a exclusão social, o Projecto ENVOLV’COM conta com pouco mais de um ano de existência na Póvoa de Varzim. Desenvolvido pel’A Beneficente, em estreita parceria com a Câmara Municipal, inclui, entre muitas outras iniciativas, a organização de várias actividades dirigidas a famílias.
Assim, e para o mês de Julho, são vários os ateliês de animação propostos que ora decorrem de segunda a sexta-feira, ora decorrem ao sábado, nas instalações do projecto, no nº 42 do Agrupamento Habitacional Soares da Costa, em Argivai. De 6 a 9 de Julho “Vidro com Sabor” apela ao reaproveitamento de materiais através dos quais, de forma divertida, será possível criar novos objectos. Basta levar botões. E, na semana de 12 a 16, a sugestão é para criar o seu mealheiro começando desde já a preparar o futuro. Para este ateliê intitulado “Mealheiro Mágico” é pedido que levam garrafas de plástico vazias. Na semana seguinte, de 19 a 23 de Julho, “Décor Balão” propõe a criação de um suporte a partir de um balão e “Pulseiras Elegantes”, que terá lugar na última semana de Julho, de 26 a 30, faz um apelo à imaginação dos participantes para que sendo originais criem a sua bijuteria.
No sábado, 17 de Julho decorre o ateliê “Relembrar Velhos Tempos” que se propõe a recordar a infância em família.
Para os ateliês que decorrem durante a semana, os interessados devem escolher o dia e o horário (manhã ou tarde) em que o pretendem frequentar. Também para os ateliês de sábado existe a possibilidade de escolher entre participar na sessão da manhã ou de tarde. A inscrição em cada um destes ateliês é grátis mas, para poderem participar, os interessados têm ainda que inscrever um familiar. Aliás, o grande objectivo destas actividades de animação é reunir famílias sendo que as crianças podem apenas participar se acompanhadas por um adulto. Para mais informações, devem contactar o telefone 252 690 733 ou enviar um e-mail para clds.benef@mail.ptprime.pt
Sobre o ENVOLV’COM
Este projecto é um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que está a ser implementado a nível nacional, e que tem como objectivo combater a pobreza e a exclusão social em territórios deprimidos.
Na Póvoa de Varzim, o CLDS está ser desenvolvido pel’”A Beneficente”, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Instituto de Segurança Social e tem como nome ENVOLV’COM. Tem quatro eixos de intervenção obrigatória: o emprego, a formação e a qualificação num primeiro eixo; a intervenção familiar e parental, no segundo; a capacitação da comunidade e das instituições, no terceiro; e, por último, a informação e as acessibilidades. Cada um destes eixos será desdobrado em diversas acções, sendo que as freguesias de Argivai e Póvoa de Varzim, e em especial os Bairros Soares da Costa e Incons, foram os territórios críticos identificados para este projecto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *