Cultura, Oliveira de Azeméis

Crianças e jovens de Oliveira de Azeméis aproveitam férias para conhecer o Egipto e a Austrália

Conhecer a cultura, as tradições e os traços mais importantes da história do Egipto e da Austrália é o desafio da biblioteca municipal Ferreira de Castro para a ocupação das crianças e jovens de Oliveira de Azeméis no período das férias escolares.
Entre os dias 16 e 27 de Agosto o projecto «Na biblioteca em férias» irá permitir que 50 crianças entre os 10 e os 16 anos fiquem a conhecer melhor, através de uma série de actividades, a realidade das regiões egípcia e australiana.
O programa está dividido em duas semanas, a primeira entre os dias 16 e 20 dedicada ao Egipto, país sobre o qual as crianças e jovens irão «trabalhar» participando em oficinas de escrita, desenho, olaria, gastronomia de carimbagem de estampagem de hieróglifos egípcios e ainda no concurso «Quem sabe mais sobre o Egipto?».
As propostas vão mais longe: No espaço multimédia da biblioteca municipal será possível descobrir, pela internet, as paisagens e as riquezas daquele país africano ou então fazer pintura mural ou ainda participar no raid de «Pyra e Midas».
Os participantes terão também a oportunidade de construir múmias e pirâmides com materiais reutilizáveis, assistir à projecção dos filmes «O príncipe do Egipto» e «A múmia», participar no jogo jeroglífico egípcio ou na oficina de construção da esfinge de Gizé.
Antes de deixarem a biblioteca os jovens vão ouvir ainda testemunhos de pessoas que já tiveram contacto com o Egipto e ouvir contos e mitos antigos.
A segunda semana, entre 23 e 27 de Agosto, levará 25 jovens ao fascínio da Austrália. O formato da semana é semelhante à do Egipto, mas adaptado à realidade australiana.
O conhecimento da fauna, contos e lendas, a projecção do documentário «Os aborígenes da Austrália» e a recriação dos recifes de corais com materiais reutilizáveis são algumas das actividades que constam do programa destinado aos mais pequenos.
As restantes acções são também apelativas e vão desde a concepção de um koala em 2D ao concurso «Quem sabe mais sobre a Austrália?» e aos jogos do canguru que se realizarão no pavilhão municipal.
O uso da internet permitirá o conhecimento mais profundo sobre um dos 14 países que formam a Oceânia mas há outros meios para satisfazer a curiosidade das crianças e jovens: Oficinas de escrita criativa com base em histórias e imagens da Austrália, estampagem de t-shirts, construção de instrumentos de sopro dos aborígenes e de boomerang e oficinas de gastronomia e de produção da bandeira australiana.
O contacto de imigrantes com os jovens será ainda um importante testemunho para eles aumentarem os seus conhecimentos.
Até 30 de Julho os pais podem inscrever os seus educandos entregando as fichas de inscrição na biblioteca municipal ou enviando-as por via postal ou para o endereço electrónico bibliotecasa@cm-oaz.pt.
O programa «Na Biblioteca em férias» visa uma ocupação saudável do tempo de férias, contribuindo ainda para um desenvolvimento pessoal e cívico e a experimentação de novas realidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *