Oliveira de Azeméis, Sociedade

Acções de formação esclarecem municípios do EDV para as questões da acessibilidade e mobilidade – Oliveira de Azeméis

A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) vai promover três acções de sensibilização e formação, entre os dias 19 e 22 de Julho, entre as 09h00 e as 17h30, sob o tema da «Acessibilidade e Mobilidade para todos» no âmbito do projecto integrado para a promoção da acessibilidade no Entre Douro e Vouga.
A iniciativa, que decorre na sede da associação, é destinada a técnicos de organismos da administração pública central e local, empresas, associações e sociedade civil.
O objectivo da iniciativa é compreender as dificuldades das pessoas de mobilidade condicionada com limitações motoras, visuais e auditivas e aumentar a sensibilidade para desenvolver acções correctivas adequadas para a eliminação de barreiras arquitectónicas no espaço público.
O Projecto Integrado para a Promoção da Acessibilidade no Entre Douro e Vouga – o primeiro no país envolvendo vários municípios – resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) e implica um investimento de quase 200 mil euros que visa eliminar as barreiras arquitectónicas nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira, Arouca e Santa Maria da Feira.
Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 60 por cento da população dos seus estados-membros tem mobilidade reduzida, número que foi avançado por Paula Teles, coordenadora do estudo iniciado em 2009 com a inventariação dos principais edifícios a serem objecto de análise e diagnóstico.
Os interessados deverão fazer a respectiva inscrição, estando a mesma limitada a um número máximo de 20 formandos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *