Santo Tirso, Sociedade

Vigiar para Preservar – Santo Tirso

Teve início no passado dia 28 de Junho, o Programa de Ocupação de Jovens (OJ), este ano totalmente vocacionado para o Projecto Vigiar para Preservar (vigilância florestal). 

O Programa destina-se a jovens dos 16 aos 25 anos de idade, residentes no concelho de Santo Tirso e que têm sensibilidade e apetência para as questões ambientais, em particular para redução do número de incêndios florestais que ocorrem no nosso concelho. 

Este ano estão inscritos 415 jovens que irão ocupar o seu tempo livre de uma forma saudável e activa promovendo simultaneamente a preservação do património natural, a cooperação com os agentes de protecção civil e autoridades policiais do concelho, a identificação das áreas de maior probabilidade de incêndio e permitindo uma maior eficiência na detecção, alerta e 1ª intervenção dos incêndios florestais. 

Os jovens estão distribuídos por quatro postos de vigilância do concelho, nomeadamente: Santo André (Vila das Aves), S. João do Carvalhinho (Burgães), Monte do Padrão (Monte Córdova) e Agrela, locais que pela sua localização geográfica são fundamentais para vigilância e/ou detecção de incêndios florestais.  

De salientar que estas equipas de jovens em conjunto com as equipas de vigilância dos bombeiros em motoquatro, constituem a Rede Secundária de Vigilância existente no concelho no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *