Arouca, Sociedade

Descoberta de Fósseis Vegetais no Geopark Arouca

A dedicação e empenho de um grupo de jovens de todo o país na campanha paleontológica 2010, orientados pelo Coordenador Científico do Geopark Arouca, Artur Sá, resultaram na descoberta de fósseis vegetais nunca antes encontrados no território Geopark Arouca. Esta actividade inserida no programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias promovida pelo Ciência Viva decorreu de 27 de Junho a 2 de Julho.
Para assinalar esta importante descoberta, Artur Sá deu a conhecer alguns dos exemplares de fósseis vegetais encontrados no Vale do Paiva. Este paleontólogo referiu que foram encontradas cerca de 15 táxons (diferentes grupos) de fósseis vegetais, com 310 milhões de anos, pertencentes ao período Carbónico (Era Paleozóica), altura em que existiram frondosas florestas no planeta Terra, que deram origem aos carvões de S. Pedro da Cova e do Pejão, explorados em concelhos vizinhos.
O resultado desta campanha paleontológica será dada a conhecer à comunidade científica em Outubro deste ano, durante a IX Conferência Europeia de Geoparks da UNESCO, a decorrer na Grécia.
Esta actividade paleontológica terá continuidade proporcionando, assim, o aumento do conhecimento científico do Geopark Arouca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Foi uma grande descoberta , eu pertencia ao grupo, e ficamos todos muito contentes com estas descobertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *