Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa Activa promove vida saudável – Póvoa de Lanhoso

Arranca no dia 3 de Julho, Sábado, o Programa Póvoa Activa. Promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Saúde, este é um projecto de intervenção na população, que pretende implementar práticas de exercício físico saudáveis ajustadas às capacidades e limitações de todos bem como fazer a respectiva avaliação do seu impacto sobre os participantes.
Os interessados devem comparecer no próximo dia 3 de Julho, Sábado, pelas 10h00, no Parque do Pontido, local onde ficarão centralizadas as sessões. No primeiro sábado de cada mês, a partir das 10h00, um médico fará a avaliação clínica dos participantes. Todos os sábados de manhã, haverá uma sessão de treino físico monitorizada por um professor de Educação Física.Combater o sedentarismo, promover a actividade física e os estilos de vida saudáveis na população adulta do concelho para prevenir e diminuir a prevalência de doenças e de factores de risco, com elevada frequência na comunidade, como a Hipertensão Arterial, a Diabetes Mellitus, a Obesidade e a Dislipidemia, é a finalidade do Póvoa Activa. “Cumprindo o que sempre assumimos – as pessoas em primeiro lugar – avançamos com mais um projecto que vai ao encontro deste objectivo. É muito importante para uma melhor qualidade de vida que as pessoas façam exercício físico. Esta é uma boa oportunidade para criarem esses hábitos”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista. O autarca sublinha ainda que “o Póvoa Activa e a disponibilização da Unidade Móvel de Saúde, em parceria com a ARS, que irá percorrer as freguesias do Concelho, são reforços importantes que contribuem para o aumento do bem – estar das populações, no capítulo da prevenção de doenças”.
Este Programa terá uma componente desportiva, uma componente médica e uma componente de animação. Ou seja: aos participantes nas actividades desportivas, orientadas por um professor de Educação Física, será feita uma avaliação clínica por um médico, que irá avaliar a condição física de cada um e prescrever os exercícios mais adequados. Todos os meses, haverá actividades desportivas diferentes, isto é, haverá o mês da Aeróbica ou o mês da Hidroginástica, de entre outros.
Este programa destina-se à população geral do concelho da Póvoa de Lanhoso com mais de 18 anos, tendo um número limite de participantes (30 pessoas). Será implementado em colaboração com a empresa “Terra Pedestre”. Pedro Santos, Sócio-Gerente, está confiante quanto à adesão da comunidade. “As expectativas são elevadas, porque é uma novidade. Não conhecemos outro Programa igual. Este terá temáticas diferentes todos os meses, o que é uma oportunidade para as pessoas trabalharem diferentes partes do seu corpo, de fazerem exercícios diferentes, e isso é importante para a sua motivação”, refere. Este Programa Póvoa Activa vem no seguimento do Programa de Percursos Pedestres dinamizados pela Câmara Municipal e pela mesma empresa.
Descrição.                                               Alcançar ganhos mensuráveis em saúde, avaliados através da medição de parâmetros clínicos relacionados com determinados factores de risco e patologias clínicas; e melhorar a qualidade de vida, avaliada através de parâmetros de auto-percepção do nível de vitalidade, nível de ansiedade e qualidade do sono são os objectivos do Programa Póvoa Activa.
Aos participantes será feita uma avaliação clínica inicial, onde será feita uma história clínica ajustada às circunstâncias do programa e onde serão preenchidos alguns questionários, com a finalidade de ser avaliado o estado clínico de cada participante, seleccionado o plano de treino adequado e recolhidos determinados parâmetros clínicos que serão objecto de análise.
Posteriormente, os participantes porão em prática o seu plano de treino físico, que consistirá em uma sessão de treino semanal, guiada por um técnico especializado em educação física, e algumas sessões de treino semanais, de iniciativa individual.
Mensalmente, determinados parâmetros clínicos serão avaliados e registados, de forma a acompanhar-se a evolução dos mesmos ao longo do programa e para a análise do impacto do programa sobre a saúde dos participantes. São os seguintes os parâmetros a avaliar: Pressão arterial; Colesterolemia; Glicemia em Jejum; Perímetro abdominal; Peso; Auto-percepção do nível de vitalidade; Auto-percepção do nível de ansiedade; Auto-percepção da qualidade do sono; e Várias variáveis de controlo.
No fim do primeiro ano do Programa, será feita a sua avaliação e dos seus resultados nos participantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *