Penafiel, Sociedade

Padarias e Restaurantes em Penafiel unem-se para combater a hipertensão

A Câmara Municipal de Penafiel, a indústria de panificação e restauração, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, lançam projecto inovador de combate à hipertensão, através da redução do sal em restaurantes e padarias, antecipando neste caso a aplicação da nova lei da redução do sal. 

O projecto envolve um conjunto de acções inéditas e concertadas no âmbito do mesmo projecto, pretendendo fazer dos diversos estabelecimentos aderentes, postos de alerta à população para os cuidados a ter com a hipertensão. 

Ao longo de um ano vão ser desenvolvidas diversas acções, a saber: 

– Padarias antecipam a entrada em vigor da lei do sal 

Com entrada em vigor, em Agosto, da nova lei da redução do teor de sal no Pão, as padarias de Penafiel aderentes, foram incentivadas pela autarquia, ao abrigo deste projecto, a antecipar o cumprimento da lei, estando já a produzir pão, cujo conteúdo de sal, corresponde à nova legislação. (14 g de sal por quilograma de pão ou o correspondente 0,55 g de sódio por 100 g de pão)  

Ao abrigo da campanha “Menos Sal, o mesmo sabor, mais saúde” , as padarias aderentes  de Penafiel , vão produzir diariamente cerca de 30 000 unidades de pão, com menos sal. 

– Restaurantes implementam medidas de redução do Sal

Os restaurantes de Penafiel, que se associaram ao projecto vão introduzir diversas medidas de redução do Sal, nas refeições servidas. 

Há estabelecimentos que vão criar novos pratos, sem sal, outros vão colocar nas mesas as saladas sem qualquer tempero, deixando ao gosto do freguês e outros ainda, vão assumir em definitivo a redução do teor de sal na confecção dos alimentos. 

Do Porco Preto, sem sal mas com especiarias, aos novos pratos de carne e peixe sem sal, sem esquecer as saladas “inovadoras”, há de tudo um pouco nos restantes em Penafiel, para combater a hipertensão. 
 
 

Ao abrigo da campanha “Menos sal, o mesmo sabor, mais saúde”, vão ser produzidas diariamente em Penafiel centenas de refeições por dia, amigas do coração. 
 

– Acções de divulgação 

Ao longo de um ano vão ser efectuadas acções de divulgação e sensibilização para a problemática da hipertensão, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. 

Será ainda distribuída à população diversa informação sobre a hipertensão, o sal e como prevenir a subida da pressão arterial. 

– Rastreios de hipertensão  

Ainda no âmbito do projecto serão  realizadas acções de rastreio da hipertensão à população, associadas a acções de divulgação. 

Cerca de três dezenas de estabelecimentos, fazem parte do grupo piloto, que arranca com a campanha “menos sal, o mesmo sabor, mais saúde” que fazem de Penafiel, um Concelho amigo do coração. 

Para Alberto Santos, Presidente da Câmara de Penafiel, “o que a autarquia pretende com esta iniciativa, é essencialmente alertar a população para os riscos da hipertensão na saúde, incentivando os próprios estabelecimentos comerciais aderentes, da restauração e panificação, a serem também eles agentes de mudança ao influenciaram os seus clientes a adoptar estilos de vida saudáveis, como seja a redução do consumo do sal.” 

“Surpreendentemente, foi extremamente simples envolver a indústria da restauração e da panificação neste projecto, o que mostra que os próprios empresários estão receptivos a tudo o que possa contribuir para aumentar a saúde e o bem-estar do seus clientes”.

Para o Dr. José Alberto Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de hipertensão “ é fundamental apostar em campanhas de prevenção e comunicação á volta desta temática, pois só assim conseguiremos travar aquela que é a causa numero um de morte em Portugal, ou seja, os acidentes vasculares cerebrais, cujo hipertensão é um dos principais factores de risco e onde o sal entra como seu grande potenciador. Só a título de exemplo, em Portugal a quantidade de sal presente na nossa alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela organização mundial de saúde, algo que nos deve fazer reflectir, sendo por isso urgente começar a reduzir de forma progressiva a quantidade de sal na alimentação para diminuir a mortalidade cardiovascular.” 
 

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem. Estabelecimentos aderentes 

– O Cedro – Aliança2

– Panami – Pastelaria o Cantinho

– Arrifana – Aroma de Café

– Alvorada – Aliança4

– Pizaria Ricardo – Pão Quente Sameiro

– Bons Hábitos – Café Estádio

– Para Pai – Aliança1

– Penafidelense – Aliança3

– Casa Brasil Torralta – Aliança Centro

– Bliss Café Lounge – Sociedade de Padarias

– Churasqueira Portuguesa da Avenida Miranda e Margarida, Lda

– Vai de Roda – Padaria Bijou

– Pérola do Vale – Ferreira e Roberto Lda

– Pátio do Sameiro 

– Plaza Grill

– Palla 6

– O Popular 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *