Cultura, Póvoa de Varzim

Morte de Samora Machel investigada em livro – apresentação é no dia 8 – P. Varzim

Quando, em Outubro de 1986, o avião em que seguia Samora Machel, Presidente de Moçambique, se despenhou em território sul-africano, numa altura em que as relações entre Moçambique e a União Soviética esfriavam, logo foram aventadas as hipóteses de acidente ou atentado. Desde então que o mistério permanece por resolver.
Samora Machel: Atentado ou Acidente?, da autoria de José Milhazes, procura dar alguns contributos para a resolução deste enigma, expondo alguns documentos e depoimentos. A obra será apresentada na Póvoa de Varzim, mais concretamente no Diana Bar, a 8 de Julho, às 22h00.
José Milhazes nasceu em 1958, é jornalista e historiador português, a residir na Rússia (então União Soviética) desde 1977, país no qual se formou em História. Foi um dos poucos jornalistas ocidentais a assistir à queda da URSS. É actualmente jornalista do Público, correspondente da SIC em Moscovo e responsável pelo blogue Da Rússia.
Em Dezembro de 2009 José Milhazes apresentou na Póvoa Angola – O Princípio do Fim da União Soviética, o seu anterior contributo para as “Páginas Desconhecidas das Relações Soviético-Moçambicanas”, que agora conhecem novo testemunho com Samora Machel: Atentado ou Acidente?

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *