Lamego, Sociedade

Assembleia Municipal de Lamego visita obras do futuro Pavilhão Multiusos

Os deputados da Assembleia Municipal de Lamego efectuaram, pela primeira vez, uma visita de trabalho às obras de construção do futuro Pavilhão Multiusos desta cidade, a poucos meses desta infra-estrutura entrar em funcionamento, no início do próximo ano. Guiados por Francisco Lopes, Presidente da autarquia, os eleitos percorreram o interior e o exterior do edifício, nomeadamente a nave central, o auditório, as áreas técnicas, as áreas privadas e os parques de estacionamento. Esta deslocação constituiu o primeiro ponto da ordem de trabalhos da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Lamego realizada a 30 de Junho último.

     No local, os deputados deste órgão deliberativo consideraram que o moderno Pavilhão Multiusos de Lamego constituirá uma infra-estrutura fundamental no processo de afirmação regional e nacional deste concelho e contribuirá decisivamente para a dinamização do seu potencial económico e desportivo. Em simultâneo, provocará uma renovação urbanística de elevada qualidade no Parque da Cidade, com benefícios directos e indirectos para todos os lamecenses durante as próximas décadas.

     O futuro Pavilhão Multiusos de Lamego será um investimento de futuro. A sua localização, integrada numa zona servida por excelentes acessibilidades pedonais e rodoviárias, evitará a desertificação do centro da cidade e criará uma nova centralidade de condições ideais para o acolhimento de iniciativas económicas e desportivas de âmbito nacional. Dada a sua grande volumetria, aproveitará os desníveis de terreno do Parque da Cidade para se integrar na paisagem, tornando a sua cobertura um espaço utilizável, tipo praça, e o seu alçado principal, uma monumental escadaria. No interior, a nave polivalente vai dispor de um sistema de bancadas telescópicas que permitirá optimizar a sua polivalência, possibilitando a realização de uma grande diversidade de eventos – feiras de promoção das actividades económicas e produtos regionais, congressos, concertos, competições desportivas susceptíveis de serem realizadas em recinto coberto, entre outros. A criação de um auditório, com capacidade para 128 pessoas, constituirá um equipamento de apoio fundamental às futuras iniciativas.

     No exterior, será construída uma grande praça, com carácter multiusos, vocacionada para a realização da feira semanal, mas também aberta a todo o tipo de actividades ao ar livre. A realização deste investimento integra o plano de regeneração urbana da cidade de Lamego, do qual também faz parte a requalificação urbanística do bairro do Castelo e das avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa. A praça exterior será servida por um pequeno edifício de comércio e serviços, com 700m2 de área, funcionando em dois pisos para albergar um bar, um restaurante, seis espaços comerciais e instalações sanitárias. No limite norte, será criado um parque de estacionamento, repartido por três pisos e com capacidade para cerca de 300 lugares, incluindo autocarros.

     O novo parque urbano será integrado com toda a frente construída da cidade a nascente, estabelecendo novos percursos e novas travessias da ribeira do Coura, de forma a que o parque possa “penetrar” na cidade, eliminado o efeito de “traseiras” que este conjunto de edifícios hoje ostenta. Mesmo ao lado, será valorizado o edifício conhecido como Bloco da Feira enquadrando a nova praça e a escadaria do pavilhão com o seu alçado principal.

     A firma Lamego Renova – Construção e Gestão de Equipamentos, S A, uma parceria público-privada, é a empresa responsável pela concepção, construção e gestão do futuro Pavilhão Multiusos e pela requalificação da respectiva envolvente urbana. Esta parceria corresponde a um novo paradigma de intervenção e gestão, assente numa adequada repartição de riscos, entre o parceiro público (Lamego ConVida, EEM) e os privados, a qual proporcionará uma evolução radical do desempenho socioeconómico do Município de Lamego no contexto regional e nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *