Loures, Sociedade

“O Percurso do Patriarca” e a sua influência na freguesia – Loures

Vai realizar-se no próximo domingo, dia 4 de Julho, o passeio e visita “O Percurso do Patriarca”, pela freguesia de Santo Antão do Tojal, um percurso inserido no contexto da eleição do primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida (século XVIII), e sua influência em Santo Antão do Tojal.
 
A partida está marcada para as 10h30, junto ao Pavilhão de Macau, no Parque da Cidade de Loures e a visita prolonga-se até às 12h45. Os passeios são gratuitos e realizam-se nos dias 4 de Julho e 12 de Setembro, entre as 10h30 às 14h30, com almoço em restaurante incluído. O transporte é assegurado pela Câmara Municipal de Loures, sendo as visitas acompanhadas por técnicos municipais.
Enquadramento Histórico:
“Não tendo o patriarca encontrado habitação própria condigna em Lisboa, deparou-se com uma quinta à sua disposição em Santo Antão do Tojal, o que lhe proporcionou uma dupla vantagem: situava-se relativamente perto da capital do reino e encontrava-se num dos locais de passagem de D. João V, para visitar as obras do Convento de Mafra, local onde o patriarca poderia receber o rei e oferecer-lhe estada com toda a pompa requerida na época. E nada foi deixado ao acaso: D. Tomás de Almeida considerou todas as necessidades da região em que se iria instalar, enquadramento urbanístico, elementos cenográficos e, muito importante, a água, de modo que construiu um palácio para sua residência, um aqueduto e duas fontes, uma para o povo e outra para o palácio, e mandou reconstruir a igreja, e assim contribui para a edificação de todo o património barroco de Santo Antão do Tojal.”
 
Mais informação sobre inscrições e programa em http://www.cm-loures.pt/Agenda_maio10_PPatriarca.asp

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. uma vergonha nao ha dinheiro para pagar aos trabalhadores mas para irem para africas do sul ver o mundial e fazer esses passeios ja ha dinheiro VERGONHA !!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *