Póvoa de Varzim, Sociedade

Património e Globalização dão a mote a conferência de Carvalho Dias – P. Varzim

No dia 8 de Julho, quinta-feira, às 21h30, realiza-se, no Arquivo Municipal, uma conferência intitulada “Património e globalização na transição da Monarquia para a República”, proferida por Carlos Carvalho Dias.
Justificando o título dado à conferência, o arquitecto informa que “serão feitas ligeiras considerações sobre os dois conceitos de Património e Globalização, que pretendo demonstrar estarem mais relacionados um com o outro do que normalmente se poderá julgar”.
Carvalho Dias adiantou ainda que irá reportar-se à importância dada ao Património, quer a nível universal, quer nacional e, “a respeito de ambos estes níveis, serão feitas referências concretas, incidindo mormente nos últimos tempos da Monarquia e nos primeiros da República – com passagem pelo Estado Novo e pela actual Democracia. O que mudou – ou não mudou”.
O arquitecto falará também do caso particular da Póvoa de Varzim, e o quase ostracismo a que, por vezes, quase parece ter sido votada.
Esta é a primeira de um ciclo de conferências que o Arquivo Municipal organiza no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República, sendo que a última terá lugar a 9 de Dezembro, com José Augusto de Sotto Mayor Pizarro. Estão ainda previstas conferências a 23 de Setembro, 21 de Outubro e 4 de Novembro com Fátima Sales, Gaspar Martins Pereira e Maranhão Peixoto, respectivamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *