Santa Maria da Feira, Sociedade

Workshop de decoração medieval realiza-se a 13 de Julho – Sta. Maria da Feira

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria tem abertas, até 09 de Julho, as inscrições para o concurso Estabelecimento Medieval Oficial, no âmbito do Projecto Envolver. O objectivo é envolver o comércio local no espírito deste evento de recriação histórica, incentivando os participantes a momentos de criatividade e dinamizadores dos seus espaços. No dia 13, realiza-se um workshop de decoração medieval para incentivar e orientar todos os interessados na decoração dos estabelecimentos. A participação é gratuita. 

No concurso Estabelecimento Medieval Oficial os participantes são desafiados a adaptar a sua actividade comercial à época medieval, através da decoração do interior do estabelecimento, da montra e fachada, bem como a utilização de trajes medievais.

O concurso é aberto a todos os estabelecimentos comerciais da cidade, que estejam licenciados para a actividade comercial pelas entidades competentes. 

Cada participante será responsável pela decoração do seu espaço, com motivos e materiais que recriem a época. Os estabelecimentos estarão sujeitos a acções de avaliação e supervisionamento, ao nível de conteúdos, rigor histórico e decoração, que serão realizadas pela comissão organizadora, no momento da visita oficial. As montras aderentes devem estar iluminadas pelos menos até às 24h00, durante todo o evento. A decoração dos espaços deverá estar concretizada até 23 de Julho. Os prémios serão entregues a 31 de Julho. 

Em 2009, a Residencial dos Lóios venceu o concurso Estabelecimento Medieval Oficial. Para além do primeiro prémio, foram atribuídas três menções honrosas: à Limarti, à Pronoivas e à Adornare. O júri avaliou todos os estabelecimentos concorrentes e decidiu com base na criatividade, adequação ao espírito medieval e rigor histórico.  

Workshop de decoração

Os comerciantes interessados podem participar no workshop de decoração medieval, a realizar no dia 13 de Julho, das 21h00 às 23h00, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira. Neste workshop os participantes terão acesso à contextualização da Viagem Medieval, aos nomes das actividades comerciais adaptados à época medieval, ao tipo de pendões que podem utilizar, bem como cores e materiais, trajes e costumes, e ainda a sugestões para decorar um estabelecimento sem despender muito dinheiro. A participação é gratuita.  

A ficha de inscrição para o concurso Estabelecimento Medieval Oficial encontra-se disponível nos sites www.viagemmedieval.com e www.feiraviva.com. Depois de preenchida, deverá ser entregue, até 9 de Julho, no Posto de Turismo e empresa municipal Feira Viva ou remetida através do fax número 256 330 909 ou e-mail animacao@feiraviva.com. Para mais informações, os interessados deverão contactar a organização, através do telefone 919 611 285

A 14ª edição da Viagem Medieval realiza-se de 29 de Julho a 8 de Agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, e vai recuar à época do Condado Portucalense (séculos XI e XII).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *