Cultura, Oliveira de Azeméis

Dezenas de artistas portugueses e espanhóis mostram «Os caminhos de Santiago» – Oliveira de Azeméis

Mais de seis dezenas de artistas participam na exposição «Os Caminhos de Santiago» que, entre os dias 03 e 15 de Julho, vai poder ser apreciada na galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis.
A mostra, da responsabilidade da Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, reúne trabalhos de pintura, escultura, fotografia e poesia virtual de autores portugueses e espanhóis. Entre os artistas nacionais três são naturais do concelho de Oliveira de Azeméis: Ana Garcia, Mizé e Lis Pereira.
A exposição, intitulada «Itinerestellae», dá a conhecer ao público diferentes visões dos «Caminhos de Santiago» e percorrerá (de Lisboa a Santiago de Compostela) diferentes regiões ao longo de um ano, unindo culturalmente a Galiza e Portugal.
Na escultura, os trabalhos são apresentados ao público pelas mãos de Armando Martinez, Emílio Celeiro, Gilberto Rey Grande, Ismael Silva, Mário Nunes e Rui Nobrega.
As fotos são da autoria de Carlos Seabra, Conceição Ruivo, Cristina Cancero, Fernando Barbero, Luis Trancoso, Miguel Muniz, Miguel Alvarello, Noemi Iglesias e Oscar Corral.
Na pintura irão estar expostas 60 telas de 52 artistas portugueses e espanhóis enquanto a poesia marcará presença com 10 textos.
António Augusto Menano, um dos pintores que estará representado em Oliveira de Azeméis e autor de um dos textos do catálogo da exposição, define a mostra como «uma chama unificada em traços, espaços, movimentos, formas, cores, em si mesmo elementos quentes de uma ‘estrela itinerante’».
Conceição Ruivo, coordenadora portuguesa da exposição, fala da iniciativa como «um percurso de caminhantes mostrando a sua Arte em várias formas de expressão e de técnicas» numa «só língua, a da amizade galega e portuguesa».
A Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa foi fundada em 2007 e é formada por pintores, escultores, escritores, ceramistas, fotógrafos, músicos e amantes da arte e da amizade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *