Sociedade, Tomar

CTT lançam em Tomar selos alusivos às judiarias portuguesas

Tomar vai acolher na próxima segunda-feira, dia 5 de Julho, pelas 15 horas, o lançamento nacional de uma série de selos alusiva às judiarias portuguesas. O local escolhido pelos CTT foi precisamente a Sinagoga, único templo judaico proto-renascença existente actualmente no país.
Para o efeito, funcionará um Posto de Correios naquele espaço, entre as 14.30 e as 17.30, onde os filatelistas e o público em geral poderão adquirir a série de selos e apor o carimbo de primeiro dia na correspondência apresentada.
Protegida pelo Infante D. Henrique, então Mestre da Ordem de Cristo, a comunidade judaica de Tomar terá tido importante crescimento demográfico no séc. XV, o que levou á criação de uma judiaria, no lado poente da actual R. Dr. Joaquim Jacinto.
Aí foi construída a Sinagoga, com uma sala destinada ao culto em planta quadrada, dividido em três naves de três tramos, apresentando uma tipologia semelhante à de outras sinagogas sefarditas quatrocentistas. O tecto é suportado por quatro colunas com capitéis de lavores geométricos e vegetalistas, e por mísulas embebidas nas paredes. A disposição destes elementos encerra um significado simbólico: as doze mísulas simbolizam as doze tribos de Israel, enquanto que as quatro colunas representam as quatro matriarcas: Sara, Rebeca, Lea e Raquel. Para efeitos acústicos, encontram-se colocadas, embutidas na parede dos cantos, oito bilhas de barro que comunicam com a sala através de orifícios, um dos aspectos mais peculiares deste espaço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *