Sociedade, Vila Real de Santo António

“Cacela ao Vento” – Vila Real Sto. António

“Cacela ao Vento” – uma iniciativa que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela organiza este Verão (entre finais de Julho e finais de Setembro) na pequena aldeia histórica de Cacela Velha – pretende reunir no seu espaço público e envolvente dezenas de cataventos, moinhos de vento, caravelas, espanta-pássaros, engenhos, mais simples ou complexos, movidos pelo vento.
 
Pretende-se valorizar uma vertente mais tradicional destes patrimónios do vento com a colocação de cataventos produzidos por latoeiros locais no cimo dos telhados, e com a dispersão, nas zonas de jardim e próximo da ria, de moinhos de vento, caravelas, cataventos e espanta pássaros – como os que observamos frequentemente nas nossas hortas ou apoios à pesca na beira-mar –, construídos com materiais naturais e reutilizados, pela população e escolas. No núcleo histórico de Cacela Velha, valorizar-se-á uma dimensão mais contemporânea e criativa, através do desafio a artistas plásticos para conceberem esculturas cinéticas e engenhos movidos pelo vento.
 
Até ao dia 20 de Julho decorrerá um concurso de construção de cataventos, moinhos de vento, caravelas, espanta-pássaros, aberto às escolas e população em geral de todo o Algarve. As peças serão expostas em Cacela Velha e envolvente e os vencedores serão premiados com um catavento criado especialmente para a iniciativa. Construa a sua peça e participe!
 
No âmbito da iniciativa e do trabalho regular que o CIIPC desenvolve com a comunidade educativa, iremos dinamizar durante as férias lectivas, duas Oficinas de Criatividade com vista à construção de cataventos, moinhos de vento, caravelas, espanta-pássaros, um dirigido a crianças e jovens e outro a pais e filhos, nos dias 29 de Junho e 3 de Julho, das 9h30 às 12h30, respectivamente.
Inscreva-se já!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *