Santa Maria da Feira, Sociedade

Parque das ribeiras do Uíma em construção – Sta. Maria da Feira

O «parque das ribeiras do rio Uíma» está em plena edificação, numa área de seis hectares que engloba territórios das freguesias de Lobão e de Fiães.

«Procederam a limpeza e a um corte selectivo de vegetação», informou Maria Rodrigues, engenheira do ambiente e responsável pelo departamento do ambiente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, referindo-se ao trabalho desenvolvido por «brigadas da autarquia».

Os trabalhos em curso no «projecto de reabilitação e gestão activa do corredor ecológico do rio Uíma» – definição oficial da intervenção – incluem «a estabilização de margens» do rio, através da plantação de espécies autóctones, por exemplo, e «a melhoria de habitats», que inclui a «criação de zonas de refúgio para pequenos animais».

A «ligação das populações ao rio» é outro dos vectores do projecto, tendo-se enquadrado nesse objectivo a criação de «um percurso pedonal, suspenso em madeira», que leva as pessoas pela zona intervencionada. Está prevista, ainda, a implementação de «zonas de observação de habitats».

«Se as pessoas o sentirem como seu, será o mote para que tratem o espaço como se fora a sua casa», sublinhou Marina Rodrigues.

O projecto de criação do «parque das ribeiras do rio Uíma» é financiado por fundos europeus e pretende tornar-se marcante, a nível concelhio, e não só.

«É uma aposta na sustentabilidade e espero que possa ser transferido para outros rios e, até, para outros concelhos», referiu a responsável ambiental.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *