Montijo, Sociedade

Dia do Vinho 2010 – Montijo

A Câmara Municipal de Montijo, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a Associação da Rota de Vinhos da península de Setúbal e a ViniPortugal, vai associar-se às Comemorações do Dia do Vinho (4 de Julho), uma celebração nacional em torno do vinho, da viticultura e do enoturismo.

   Assim, no dia 3 de Julho, a partir das 16h00, propomos-lhe a rota enoturística “De Atalaia a Pegões”.

   Este passeio consiste na visita ao Museu Agrícola da Quinta da Atalaia e à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, onde haverá uma prova de vinhos produzidos nesta adega.

   O Museu Agrícola pertenceu à família Santos Fernandes. Em 1997, a Quinta Nova da Atalaia foi doada à Câmara Municipal de Montijo. Hoje alberga o primeiro núcleo museológico dedicado à temática agrícola do concelho.

   Explorando a componente pedagógica, a Quinta conserva alfaias e equipamentos característicos da casa agrícola de outrora, nomeadamente: lagar, adega, charrua, alambique, integrados no contexto rural que uma horta e um pomar avivam.

   A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões foi constituída em finais dos anos 50, ao abrigo do projecto da então Junta de Colonização Interna. Aqui se fixaram centenas de casais agrícolas e foram plantados 830 hectares de vinha.

   Pegões é hoje uma adega moderna e competitiva, reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com inúmeras distinções e prémios nos mais prestigiados concursos mundiais de vinhos.

   Regista uma diversidade de marcas para a sua gama de produtos, que vai desde os vinhos de mesa passando pelos regionais, DOC, Garrafeira, Colheita Seleccionada, Moscatel, Aguardentes, Espumante.

   Para participar na rota “De Atalaia a Pegões” pode realizar a sua inscrição até ao dia 1 de Julho, no Posto de Turismo, por e-mail pturismo@mun-montijo.pt ou pelo telefone 21 232 77 84.  

      Nota: A rota realizar-se-á com um mínimo de 10 participantes e um máximo de 30. È gratuita e não inclui transporte.   

   Semana Gastronómica do Vinho 

   Para além desta iniciativa, entre 28 de Junho e 4 de Julho, o concelho de Montijo também se associa à iniciativa Semana Gastronómica do Vinho, promovida pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul, com o objectivo de fomentar a qualidade da gastronomia regional, incentivando a restauração local a incluir os vinhos da península de Setúbal nas suas ementas.  
 
 

   Durante esta semana, nos restaurantes O Ninho, Taverna d’ El Rei, Gilson e A Fragata poderá desfrutar de uma ementa onde os vinhos de qualidade da região de Setúbal vão estar em destaque, quer à mesa quer na confecção dos pratos.

   Se realizar a sua reserva, para algum destes quatro restaurantes, através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul (telefone 212 334 398 ou e-mail info@rotavinhospsetubal.com) ou do Posto de Turismo (e-mail pturismo@mun-montijo.pt ou telefone 21 232 77 84) será oferecida uma garrafa de vinho, por cada reserva até quatro pessoas, que deverá ser consumida durante a refeição reservada.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *