Cultura, Desporto, Portimão

“Manuel Teixeira Gomes e o Desporto” – Portimão

No âmbito das Comemorações Nacionais do 150.º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira, e considerando o papel desempenhado por esta personalidade no nosso país, durante a I República, e também pelo manifesto interesse que nutria pelo desporto, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., associou-se a estas Comemorações, através de um conjunto de iniciativas desportivas.

“ Se alguma visão risonha e animadora, me ficou do turvo período da minha presidência, foi dos combates de “foot-ball” e dos espectáculos dados pelas nossas associações desportivas, a que assisti”- Carta ao Dr. José Pontes, citado por Norberto Lopes, O Exilado de Bougie, pp. 158

“ Manuel Teixeira Gomes e o Desporto” é o mote para uma mostra de imprensa que, através de diversos testemunhos recolhidos nos jornais da época dá a conhecer a sensibilidade e o interesse de Manuel Teixeira Gomes em relação ao desporto e a sua presença em eventos desportivos entre 1923-1925.

Esta exposição estará  patente na Casa Manuel Teixeira Gomes e tem inauguração agendada para a próxima sexta-feira, dia 25 de Junho, pelas 18h30.

Poderá ser visitada até dia 20 de Julho no seguinte horário: até dia 30 de Junho, de 2ªF a 6ªF, das 10h00 às 19h00, e sábado das 15h00 às 19h00; a partir de 1 de Julho o horário das é prolongado até ás 23h00, e visitável não só ao sábado, como domingo, das 19h00 às 23h00.

Ao longo do mês de Junho foi promovido um Torneio Intermunicipal de Futebol- Manuel Teixeira Gomes, destinado aos funcionários das autarquias que contou com a participação de algumas autarquias do Algarve, nomeadamente, Portimão, Monchique, Vila do Bispo, Loulé; Vila Real de Santo António; Aljezur e Tavira, com o objectivo não só de divulgar estas comemorações na Região como de estreitar laços entre as autarquias, através da prática desportiva.

O final do Torneio terá lugar no dia 26 de Junho, pelas 17h00, no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, em Portimão, num jogo disputado entre a equipa da Câmara Municipal de Loulé e da Câmara Municipal de Monchique.

No inicio do próximo ano lectivo, serão lançadas outras actividades especialmente dedicadas à comunidade escolar do Município, a divulgar oportunamente. 

Recorde-se a este propósito  Manuel Teixeira Gomes:

 “ Se alguma visão risonha e animadora, me ficou do turvo período da minha presidência, foi dos combates de “foot-ball” e dos espectáculos dados pelas nossas associações desportivas, a que assisti”- Manuel Teixeira Gomes. Carta ao Dr. José Pontes, citado por Norberto Lopes, O Exilado de Bougie, pp. 158

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *