Cultura, Montijo

Jorge Peixinho em destaque no Montijo

No âmbito das comemorações dos 70 anos do nascimento do Maestro Jorge Peixinho (1940-1995), a Câmara Municipal de Montijo inaugura, no dia 26 de Junho, duas exposições dedicadas ao compositor montijense.

  Assim, no Museu Municipal de Montijo, às 17h00, será inaugurada a exposição “Jorge Peixinho – Vida e Obra”. Uma hora depois, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, decorrerá a inauguração da mostra de pintura de São Nunes, “In Memoriam”.

  A exposição “Jorge Peixinho – Vida e Obra” permite conhecer um pouco melhor aquele que foi um dos mais importantes músicos do século XX. Compositor montijense, de projecção internacional e considerado “o pai da vanguarda musical portuguesa”, Jorge Peixinho teve um papel crucial na aproximação da criação musical em Portugal às mais avançadas correntes musicais europeias. Foi ainda, fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, assim como incansável divulgador, ensaísta e intérprete.

  Após a inauguração da exposição haverá, no jardim do Museu Municipal, um momento musical com o professor José Machado, membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, e três outros músicos do referido Grupo que tocarão uma peça do compositor montijense.

  Pode visitar a exposição “Jorge Peixinho – Vida e Obra” de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às17h30. Durante as Festas de São Pedro (de 26 a 30 de Junho) poderá fazê-lo também das 21h00 às 23h30.

  “In Memoriam” é uma exposição de pintura de São Nunes, uma artista plástica e performer que tem uma vasta experiência profissional em áreas tão diversas como o teatro, o musical, o teatro-dança e as artes plásticas.

  A exposição “In Memoriam” vai estar patente no 2.º Foyer do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida até 17 de Julho. Pode visitá-la de terça a sexta-feira, das 16h30 às 21h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 16h30 às 21h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *