Cultura, Portimão

Concerto para Manuel Teixeira Gomes dedicado a Chopin e Schumann – Portimão

No âmbito do Ciclo de Concertos para Manuel Teixeira Gomes, o Grande Auditório Nuno Mergulhão, do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, será  palco de um concerto pela Orquestra do Algarve dirigida pelo maestro sérvio Dejan Savic , com a prestação do famoso pianista polaco Jan Krysztof Brojno. Agendado para o próximo sábado, dia 26 de Junho, pelas 21h30, o programa do concerto é dedicado a dois grandes compositores europeus: Chopin e Shumann.  

Na primeira parte do concerto, Jan Krysztof Broja, pianista polaco galardoado em diversas competições internacionais, acompanha os músicos da Orquestra do Algarve no Concerto para Piano e Orquestra Nº1 em Mi menor de Chopin, dedicado ao célebre pianista Kalkbrenner.  

Na segunda parte, os músicos interpretam a Sinfonia Nº3 em Mi bemol Maior, designada de “Renana”, do célebre compositor Schumann. Uma obra esplendidamente poética, de inspiração popular e, simultaneamente, uma homenagem à velha Alemanha.  

O concerto conta com a direcção artística do fabuloso maestro sérvio, Dejan Savic, nascido em Belgrado numa família de músicos. Para além de ter dirigido prestigiados Festivais e actuado com algumas das mais distintas Orquestras Sinfónicas e Coros, Companhias de Ballet e Ópera, foi também, por diversas vezes, reconhecido e galardoado pelo seu trabalho artístico. 

O próximo Concerto para Manuel Teixeira Gomes está agendado para 17 de Setembro, pelas 21h30, com a Sinfonietta de Lisboa dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, e tendo como solista Jorge Moyano.

É o gosto musical de Manuel Teixeira Gomes que dá unidade a este ciclo de concertos onde a programação é dirigida, sobretudo, pelas preferências de uma vida que esteve em muitos dos grandes concertos do seu tempo na Europa: os grandes compositores germânicos.  

Bilhetes à venda no local do espectáculo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *