Oliveira de Azeméis, Sociedade

Centro lúdico alarga oferta de espaços em dia de aniversário – Oliveira de Azeméis

O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis – no primeiro ano de funcionamento – registou mais de 16 mil utilizadores entre bebés, crianças, jovens e idosos.
O número foi avançado por Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, nas comemorações do primeiro aniversário do equipamento inter-geracional que foram assinaladas com a inauguração do «Jardim inferior», um novo espaço oferecido pelo Rotary Clube de Oliveira de Azeméis, Rotary Foundation e Casa Amizade.
«O município está aberto a parcerias e a acções tão importantes como as do movimento rotário», afirmou Hermínio Loureiro, referindo-se ao equipamento que irá permitir aos utentes do Centro Lúdico praticarem também exercício físico.
O equipamento abriu as portas a 19 de Junho de 2009 e desde a inauguração tem vindo a aumentar o número de utilizadores através da oferta diária de um conjunto de actividades lúdicas e culturais viradas para todo o tipo de públicos.
«Vale a pena apostar nestas infra-estruturas e nas questões lúdicas porque é do encontro de gerações que se consegue uma sociedade mais justa e equilibrada», disse o autarca, considerando o equipamento «um espaço único» onde a autarquia continuará a investir.
«Vamos continuar a trabalhar para atrair ainda mais pessoas ao Centro Lúdico e para encontrar novos parceiros que possam dar o seu contributo ao crescimento deste equipamento», adiantou.
«Estamos satisfeitos mas queremos muito mais», disse Hermínio Loureiro, lembrando as palavras, há um ano, da responsável do Instituto de Apoio à Criança que garantia não existir no país nenhuma infra-estrutura com as condições e a tipologia do Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis.
Num balanço ao primeiro ano de actividade, a vereadora Gracinda Leal disse que «o equipamento teve uma vida intensa e todos os indicadores superaram as expectativas, confirmando a aposta na dinamização de um espaço diferente em Oliveira de Azeméis».
A responsável adiantou que, desde 19 de Junho de 2009, «a cidade ficou mais amiga das crianças e jovens ao garantir, neste espaço, os direitos das crianças numa altura em que a sociedade as maltrata».
Liliana Ferreira, adjunta do governador civil de Aveiro, considerou o Centro Lúdico uma «infra-estrutura ímpar a nível nacional», um lugar que permite, de forma inovadora, a «troca de conhecimentos» entre diferentes gerações.
O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis visa promover o encontro e a troca geracional de saberes e despertar para o prazer de brincar, jogar, ler, comunicar e interagir.
São ainda objectivos a ocupação dos tempos livres de crianças e jovens com actividades lúdicas e recreativas, em colaboração com a família, face à importância do papel transversal do brinquedo, do jogo e do livro nas diferentes etapas do desenvolvimento infanto-juvenil.
O edifício – que tem os seus espaços dispersos por dois pisos – está dotado de biblioteca, oficinas, espaço multimédia, áreas de jogo e de convívio, átrio cultural, espaço para bebés e jogos de acoplagem e ludoteca.
O imóvel proporciona aos utentes e visitantes espaços exteriores agradáveis sobressaindo dois jardins, um inferior e outro superior, uma esplanada e um pátio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *