Palmela, Sociedade

Castelo de Palmela recebe produtores no Dia do Vinho

Nos dias 3 e 4 de Julho, o Castelo de Palmela volta a ser palco das comemorações do Dia do Vinho no concelho. A mostra e venda de vinhos e de produtos regionais domina o programa festivo,  com entrada livre. Os produtores da região apresentam a sua vasta oferta de tintos, brancos e Moscatéis de Setúbal, num certame em que também marcarão presença a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, a Confraria Gastronómica de Palmela e a Confraria do Moscatel.
Além da Mostra e Prova de Vinhos (sábado 14h00/23h00 e domingo 14h00/20h00), o programa integra provas comentadas pelos especialistas, venda de doçaria regional, queijo de Azeitão e outras especialidades regionais, artesanato e workshops “Enófilo Express” na Pousada de Palmela (reservas até 30 de Junho). O programa cultural propõe-lhe a realização de uma visita guiada ao Castelo de Palmela e à exposição “Patrimónios – Centro Histórico da Vila de Palmela” na Igreja de Santiago, tardes de teatro para todas as idades com “Afonso Henriques” pelo Teatro O Bando e uma Noite de Fado na Igreja de Santa Maria. Rotas enoturísticas pelo concelho, visitas às casas agrícolas da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal – Costa Azul, no âmbito da iniciativa “Adegas de Portas Abertas”, e a degustação de doçaria regional com Moscatel na Casa-Mãe da Rota de Vinhos são mais algumas das actividades que o Dia do Vinho em Palmela tem para proporcionar aos visitantes.
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Palmela com a Associação da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul.
 
Vinho dá o mote para Semana Gastronómica
 
Também no âmbito das comemorações do Dia do Vinho, a organização propõe, entre 28 de Junho e 4 de Julho, a Semana Gastronómica do Vinho de Palmela. Onze restaurantes do concelho aceitaram o desafio e apresentam menus especiais em que o vinho, além de acompanhar a refeição, é, também, um ingrediente-chave do prato. Na ementa, encontramos as tradicionais especialidades palmelenses como “Coelho com Feijão ao Vinho Tinto” ou “Peras Bêbedas no Moscatel”, lado a lado com um conjunto de propostas diferentes e criativas.
A todas as reservas efectuadas através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul, será oferecida uma garrafa de vinho (marcações entre 2 a 4 pessoas).
 
Informações e reservas:
 
Posto de Turismo de Palmela
Castelo de Palmela | 212332122 | www.cm-palmela.pt
 
Casa-Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul
Largo de S. João, Palmela | 212334398 | www.rotavinhospsetubal.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *