Lamego, Mangualde, Sociedade

Casa Regional de Lamego em Lisboa inaugura instalações renovadas

A Casa Regional de Lamego na cidade de Lisboa, associação que tem como objectivo primordial a salvaguarda da identidade lamecense na área metropolitana de Lisboa, passou a disponibilizar nas suas instalações um novo espaço, de cariz polivalente, vocacionado para receber exposições e outras actividades organizadas pelos seus associados e amigos. O acto público de inauguração do novo local contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Lamego, respectivamente, Francisco Lopes e José Mário Ferreira de Almeida, tendo sido anfitrião Jaime Garcia, Presidente da Direcção da Casa Regional.

     Durante este encontro de confraternização, os autarcas elogiaram o trabalho desenvolvido por esta instituição em defesa dos interesses do Município de Lamego juntos dos órgãos de soberania, da administração central, regional e local, tendo em vista o seu progresso económico, social e cultural, bem como a organização, em benefício dos associados, de actividades culturais e recreativas. Nos termos dos estatutos, a Casa Regional também prossegue a prestação de assistência e apoio aos associados em situações de necessidade.

     Recorde-se que a Casa Regional de Lamego celebrou com a autarquia de Lisboa um protocolo de cedência para a instalação definitiva da sua sede, um acordo que garantiu as condições mínimas de funcionamento e de prossecução dos fins para os quais esta instituição foi criada em 1991. Destaca-se do conjunto de eventos realizados ao longo do ano, a mini-romaria da Nossa Senhora dos Remédios que sai à rua na última semana de Junho no Vale do Silêncio/ Olivais.

     Em nome da associação lamecense, Jaime Garcia agradeceu publicamente a atribuição de um subsídio, no valor de 12 mil e 500 euros, por parte da Câmara Municipal de Lamego destinado à comparticipação das obras de remodelação e adaptação da sede.

     A encerrar a sua intervenção, Francisco Lopes evocou a memória do general Mário Lemos Pires (1930-2009), último governador português em Timor Leste e associado de referência da Casa Regional de Lamego, destacando o seu empenho e a sua dedicação em todos os “grandes momentos” que pontuaram a vida desta instituição, opinião partilhada por José Mário Ferreira de Almeida e Jaime Garcia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. António Pereira Fernandes, natural da Freguêsia de Penajoia, conselho Lamego, vem por este meio pedir que seja contactado sempre que haja algum evento na casa Regional de Lamego em Lisboa para poder participar, além de fazer parte de um pequeno grupo de concertinas, e combinado com tempo, até podemos alegrar os lamecenses ao Domingo.

    Com os melhores cumprimentos.

    Obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *