Sociedade, Tomar

Prejuízo de 1500 euros com ecoponto ardido na Torre – Tomar

A Câmara Municipal de Tomar foi confrontada na madrugada de hoje com mais um acto de vandalismo que resultou na destruição total de um ecoponto junto ao Centro Cultural e Desportivo da Torre, naquela localidade da freguesia de Casais.
O ecoponto, constituído por embalão, papelão e vidrão e ainda pelo contentor para pilhas, ardeu por completo, numa acção que dificilmente poderia ocorrer por causas naturais e tanto mais grave por ter acontecido num local próximo de habitações. A pronta intervenção dos Bombeiros, todavia, evitou males maiores.
O prejuízo para a autarquia importa em 1.530 euros, que vai ser o custo da colocação de um novo ecoponto, e isto se contarmos apenas com a aquisição dos contentores: embalão e papelão custam 420 euros cada, o vidrão 395 e o pilhão 40 euros, a que acresce o IVA.
Refira-se que esta situação acontece no preciso momento em que a Câmara Municipal de Tomar está a efectuar um elevado investimento de 229.500 euros na colocação de novos ecopontos em todo o concelho, que vão permitir aumentar a oferta deste tipo de equipamentos de 115 para 265, com o objectivo de sensibilizar a população para a deposição selectiva dos resíduos com vista a melhorar os índices de reciclagem, numa acção que deverá ser concluída durante o Verão.
A freguesia de Casais é precisamente uma das que já recebeu os novos ecopontos com um significativo aumento de 6 para 22 equipamentos. O ecoponto em causa, porém, não fazia parte deste novo lote.
O vereador responsável pelo pelouro da Higiene e Limpeza, Carlos Carrão, lamenta o sucedido e chama a atenção dos cidadãos para o facto de que “os recorrentes actos de vandalismo que têm resultado na destruição de papeleiras, contentores e ecopontos consomem verbas avultadas de dinheiros públicos e prejudicam a eficácia dos serviços”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Boa tarde.Preciso de ajuda. O meu carro estava estacionado no parque de estacionamento, os ecopontos estavam tambem no sitio destinado a parquear os automoveis, o que não me parece normal.
    Os ecopontos arderam de noite e o meu carro que estava la estacionado ardeu tambem. Gostava de saber se existe legislação no sentido de onde podem e devem colocar os ecopontos. No estacionamento não me parece correcto.
    Se me puderem ajudar agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *