Cultura, Lamego

Exposição em Lamego volta a eleger cães campeões de beleza

Pelo segundo ano consecutivo, a Av. Dr. Alfredo de Sousa vai transformar-se numa autêntica “passerelle” para 400 cães que vão participar na 2ª Exposição Canina Nacional de Lamego que a Câmara Municipal vai organizar no próximo domingo, 20 de Junho. Recorde-se que no ano passado este certame constituiu, logo na primeira edição, um grande êxito organizativo.

     A competição está aberta à participação de exemplares de todas as raças e respectivas variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais. Os animais de quatro patas que serão submetidos à avaliação do júri do concurso receberão vários prémios, consoante as categorias pré-definidas. A escolha voltará, mais uma vez, a ser difícil perante tão bons “cãocorrentes”.

     A eleição do Campeão Nacional de Beleza vai ser o ponto alto da 2ª Exposição Canina Nacional de Lamego que visa distinguir o exemplar que, cumulativamente, tenha obtido quatro certificados de aptidão e diversas qualificações de “excelente”. A garantir a direcção técnica da prova estará o Clube Português de Canicultura (CPC).

     Os proprietários de cães que desejarem integrar esta competição já formalizaram a respectiva inscrição junto do CPC, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. Algumas raças estão, no entanto, isentas.

     A organização do evento considerou obrigatória a apresentação de boletim sanitário ou de prova de vacinação anti-rábica dentro do prazo de validade, conforme determinado anualmente pela DGV, tendo também sido necessário comprovar a posse das vacinações contra as principais doenças infecto-contagiosas da espécie efectuadas há mais de oito dias. Também é obrigatória a identificação de todos os cães por método electrónico, através da aplicação subcutânea de um “microchip” no pescoço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *