Borba, Sociedade

Voluntariado Jovem para as Florestas em Borba

 Município de Borba volta este ano a aderir ao projecto Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude. Este programa visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas a eles associados, a sensibilização da população em geral, a prevenção contra os incêndios florestais e a monitorização e reflorestação de áreas ardidas. No concelho de Borba o projecto denomina-se “Vigilância móvel no concelho de Borba” e incidirá sobre a prevenção de incêndios florestais através de acções de vigilância móvel levadas a cabo pelos voluntários. Pretende-se assim aumentar a probabilidade de detecção de incêndios na sua fase inicial. Esta vigilância servirá como complemento à vigilância móvel efectuada pela GNR, pelos Bombeiros Voluntários de Borba e pelo grupo de Sapadores Florestais do município de Borba.

A este programa poderão candidatar-se todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que irão receber um ressarcimento de despesas no valor de 12€ por dia, assim como o equipamento necessário ao desempenho das suas funções.

A formação dos voluntários é obrigatória e da responsabilidade do IPJ e da Autoridade Nacional Florestal, pelo que todos os jovens voluntários terão a sua formação no próximo dia 24 de Junho em Redondo, em local e hora a confirmar. Deste modo, os voluntários recebem formação base de voluntariado e formação específica sobre vigilância e detecção de incêndios. No final, os voluntários recebem um certificado de participação nesta iniciativa.

Os interessados em participar no projecto “Vigilância móvel no concelho de Borba” podem inscrever-se ou solicitar mais informações junto do Gabinete Verde da Câmara Municipal de Borba. A selecção dos candidatos será efectuada pelo IPJ, constituindo a data de entrada da inscrição nos serviços da autarquia um dos critérios de selecção.

O Município de Borba aderiu a este projecto, além de ser benéfico no apoio que é dado aos Bombeiros Voluntários, por representar uma forma de ocupar de modo responsável os tempos livres dos mais novos. Ao participarem no Projecto de Vigilância Móvel no concelho de Borba, os jovens podem aproveitar uma parte das suas férias junto da natureza, sendo útil à comunidade a que pertencem, ajudando a manter a natureza viva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *