Lamego, Sociedade

Celebrações do 10 de Junho exaltam dedicação à causa pública de eleitos locais – Lamego

As celebrações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – alcançaram este ano um significado simbólico excepcional em Lamego com a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal reunida para homenagear, a título póstumo, Manuel Cardoso, antigo Presidente da Câmara de Lamego, e atribuir a Medalha de Mérito Municipal a João Mendonça, antigo Presidente da Junta de Freguesia de Avões.

     A abertura solene desta sessão extraordinária foi marcada, no entanto, pela divulgação do vencedor da primeira edição do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral: Maria Helena Costa, aluna do 11º ano do Colégio de Lamego. Recorde-se que este galardão foi instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, com o objectivo de distinguir os alunos das escolas do concelho que apresentem o trabalho original de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e Cidadania e Direitos Humanos. Ao justificar os critérios que nortearam a atribuição deste prémio, José Mário Ferreira de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, explicou que Maria Helena soube “olhar para a vida e para a obra de um grande lamecense, de um grande duriense, de um enorme português, e extrair dela o exemplo que merece ser perpetuado”.

     Num Salão Nobre dos Paços do Concelho repleto de personalidades que se quiseram associar às homenagens públicas que decorreram na tarde de 10 de Junho, foram recordadas, pela voz de Armínio Quintela, Cidadão Honorário do Município de Lamego e antigo governador civil do distrito de Viseu, as qualidades humanas, profissionais e políticas que Manuel Pereira Cardoso demonstrou como médico e no exercício das suas funções como Presidente da autarquia de Lamego nos momentos conturbados do pós-25 de Abril ao saber implementar “uma cultura de pluralismo”. “De forma surpreendentemente pacífica para alguns, sem abdicar de convicções ideológicas, a transição para a democracia local e plural fez-se sem perseguições, sem violências, no respeito pela diferença”, enfatiza José Mário Ferreira de Almeida. Integrando a galeria dos mais ilustres autarcas de Lamego, Manuel Cardoso presidiu, de Dezembro de 1974 a Outubro de 1976, à Comissão Administrativa da Câmara Municipal.

     A outorga da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro a João Mendonça constituiu o derradeiro acto simbólico ocorrido no âmbito das comemorações do Dia de Portugal. Autarca exemplar, eleito por três mandatos consecutivos presidente da Junta de Freguesia de Avões e tendo exercido nos mandatos autárquicos 2001-2005 e 2005-2009 funções de secretário da Mesa da Assembleia Municipal, distinguiu-se pelo empenho demonstrado na organização das comemorações do 25 de Abril que “reassumiram o seu significado mais marcante, em especial junto das camadas mais jovens da população, através de meritórias iniciativas destinadas a divulgar os valores associados à data”.

     Visivelmente emocionado, João Mendonça agradeceu a distinção pública que a Assembleia Municipal, por unanimidade, decidiu agraciá-lo, sublinhando que sempre aceitou colaborar e dinamizar iniciativas na junta a que presidiu e nos órgãos autárquicos que integrou impulsionado “pelo seu sentido de generosidade e dever público”.

     Ao reconhecer e valorizar o carácter ímpar e a dedicação à causa pública dos dois homenageados, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, deixou uma mensagem de esperança sobre o futuro do concelho: “Nas pequenas comunidades locais e especificamente nas autarquias, houve e há exemplos de abnegação, disponibilidade e dação aos outros que ajudam a fazer, nas pequenas e grandes coisas do dia a dia, um Portugal melhor. O Dr. Manuel Cardoso, meu ilustre antecessor, e o professor João Mendonça são exemplos dessa maneira de estar em sociedade”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *