Cultura, Óbidos

Arte Contemporânea para ver em Óbidos

Exposições, workshops, palestras, e muita música ao vivo com DJ’s nacionais são alguns dos atractivos da 3.ª edição do Junho das Artes (JA). O evento sobre Arte Contemporânea decorre até ao final do mês. 

No passado dia 12, sábado, decorreu um workshop no Museu Abílio, dirigido a crianças entre os 5 os 12 anos. O “Voo do Dragão” serviu de tema para uma Oficina de Escultura com orientação de Rui Horta Pereira.  

Entretanto, estão agendados mais workshops para os próximos dias. Já na próxima quinta-feira, dia 17, a sala Abóbada do Museu Abílio acolhe “A vivência nos espaços públicos”. O ateliê decorre entre as 10h00 e as 13h00. Será dirigido por Cristina Gouveia da empresa Ydreams. Tem como público-alvo jovens criadores interessados pela intervenção em espaços públicos.  

Os mais pequenos têm oportunidade para participar em mais um workshop sobre o tema “Oficina de Pixelização – Técnica de Animação”:  dançar, patinar, sair do chão, atravessar paredes, voar, desafiar a própria gravidade. Transformar o corpo num boneco animado e com ele compor um filme cheio de diversão. Decorre no próximo sábado, dia 19, das 10h00 às 12h30, no Centro de Design de Interiores – CDI. A orientação está a cargo de Rui Horta Pereira. 

No mesmo dia, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, Alexandre Lyra Leite da Etic orienta um ateliê sobre o tema Escrever para Cinema. Pretende-se sensibilizar e estimular para a prática da escrita de argumento e potenciar a capacidade criadora no processo de construção narrativa. Tem lugar na sala de formação do Espaço Net de Óbidos. Esta oficina é dirigida a todos os interessados por Cinema/Argumentação  

Também no dia 19, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, os interessados pelas áreas do Design, Sustentabilidade e Empreendedorismo, têm um workshop sobre esta matéria. Design Social Partilha de conhecimento e networking. Acontece na sala Abóbada do Museu Abílio. Esta oficina será conduzida por Glória da Costa e Estuardo Calderón Scheel, IPA. 

Durante o decorrer do Junho das Artes vai ser possível interagir com alguns dos artistas, trocando ideias sobre Arte Contemporânea.

 
Programa das Conversas com… 

19 | Junho | Galeria novaOgiva 
18h00 – Fernanda Fragateiro, Filipa Oliveira e João Maria Trindade 
 
26 | Junho | Armazéns EPAC 
18h00 – Artistas Project Rooms  

A aposta na música ao vivo, nomeadamente com conhecidos DJ, será um dos ingredientes principais para o JA 2010. 

O evento tem, este ano, como tema Entre Muros e é já uma referência de todos os que estão ligados às Indústrias Criativas. 

O JA reúne um conjunto de criativos. Artistas convidados e 18 “Project Rooms”. São intervenções artísticas, dispersas pela vila. Dentro e fora das muralhas.  

Está também patente, na galeria novaOgiva, uma mostra de Fernanda Fragateiro. É a artista convidada para expor neste espaço. A mostra intitula-se “Toda a Paisagem não está em parte nenhuma”.  

Horários JA10:

Domingo a quinta-feira

10h00/13h00 e 14h00/18h00

Sexta-feira, sábado e vésperas de feriado

10h00/13h00 e 14h00/23h00 

A organização é  do Município de Óbidos, através da Óbidos Patrimonium, E.E.M., e conta com o apoio da ETIC, IPA, YDreams. São parceiros de comunicação a RTP e a Antena 3. 

Informações e inscrições:

www.obidosjunhodasartes.pt

E-mail: obidosja@cm-obidos.pt

T. 262 955 500

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *