Marinha Grande, Sociedade

Praia da Vieira é “Praia Saudável” – Marinha Grande

A Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, recebeu o título de “Praia Saudável” pela Fundação Vodafone Portugal, na sequência do qual foi atribuída uma passadeira acrílica à Câmara Municipal da Marinha Grande, para ser colocada no areal daquela estância balnear.

A Praia da Vieira foi distinguida na vertente “Acessibilidade”, com o objectivo de facilitar a mobilidade dos veraneantes, nomeadamente das pessoas com necessidades especiais de locomoção.

O programa “Praia Saudável” incide em quatro vertentes principais: Segurança, Acessibilidade, Ambiente e Sensibilização. Abrange actualmente mais de 125 zonas balneares de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

A Fundação Vodafone Portugal tem como parceiros neste programa: Direcção Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos; Instituto da Água; Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade; Associação Bandeira Azul da Europa; e Instituto Nacional para a Reabilitação.

Na vertente Segurança têm vindo a ser disponibilizados importantes equipamentos, tais como motos de salvamento marítimo, macas flutuantes e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, fornecidos telefones móveis aos nadadores-salvadores e um número telefónico a cada posto de praia abrangido pelo programa. A implementação de uma VPN (Virtual Private Network) veio facilitar a comunicação entre os postos de praia, Capitanias de Porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e Locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

Na vertente Acessibilidade, o principal objectivo passa por dotar as zonas balneares de equipamentos que contribuam para melhorar a utilização destas zonas por de veraneantes com necessidades especiais, designadamente, a doação de passadeiras especiais ou de cadeiras de rodas anfíbias.

No plano da Gestão Ambiental, visa-se a protecção das zonas balneares, não só  através da participação no Programa Nacional de Vigilância promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, como também pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos.

Igualmente importante é a Sensibilização, para a qual se contribui de forma significativa através da melhoria dos níveis de informação disponibilizada aos frequentadores das zonas balneares, para as questões relacionadas com a segurança, acessibilidade e qualidade ambiental.

Desde 2006, a Fundação Vodafone realizou mais de 165 acções de sensibilização, no âmbito do Programa Verão de Campeão, sobre diversas temáticas relacionadas com a segurança, ambiente e saúde, em que participaram cerca de 140.000 jovens.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. ENTÃO ESPEREM ATÉ AO MÊS DE JULHO QUANDO A ETAR DA VIEIRA, OU AS PORCADAS DA RIBEIRA DOS MILAGRES, COMEÇAREM A REBENTAR PELAS BORDAS, E A INUNDAR O RIO LIZ COM OS EFLUENTES (vulgo merda) QUE NÃO CONSEGUE PROCESSAR, E COMEÇAR A APARECER A TÍPICA ESPUMASSA NA FOZ E A AGUA SUJA. ISSO É QUE VAI SER BRONZEAR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *