Alcoutim, Sociedade

25 Anos de tradição na Feira de Artesanato de Alcoutim

A Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim completou, no passado fim-de-semana, o seu vigésimo quinto aniversário. Para comemorar as bodas de prata foi realizada uma sentida homenagem a todos os que contribuíram e contribuem para que exista uma feira de artesanato em Alcoutim, este ano com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Dr. Nuno Aires, e do delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Dr. Alberto Melo, que têm apoiado a continuidade do evento.  

Foram agraciados os responsáveis pela organização da primeira feira de artesanato – Dr. Francisco Amaral, como presidente da comissão organizadora, Sr. Manuel Carvalho, Sr. Abílio da Encarnação, Sr. José Tiago Faustino, Profª Mª Célia Anselmo e o Sr. João Baptista –, os artesãos que participaram nesta primeira edição do evento e aqueles que continuam a marcar presença desde há 25 anos a esta parte – Senhorinha Gonçalves (tecelã), Manuel Domingos Mestre (gramador de linho) e Emídio Rita (pescador).  

A etnografia brilhou uma vez mais na praia fluvial do Pego Fundo, que voltou a ser palco deste certame. Cerca de 80 artesãos fizeram representar o artesanato na feira, trazendo à memória dos visitantes pedaços de história da serra algarvia e memória dos antigos mestres ferreiros ou sapateiros, hoje profissões quase extintas.  

A gastronomia regional é outra das mais valias deste evento e deixou nele a sua marca. Tasquinhas de pratos típicos e tapas de conhecidos sabores locais, como os enchidos e os queijos, foram fazendo as delícias dos muitos visitantes que encheram a praia do Pego Fundo.  
 

A feira de artesanato completou-se com a animação musical, marcada pela actuação dos grupos “Brigada 14 de Janeiro” e “Os Maltezes” sem esquecer a animação de rua e o tradicional baile que fechou ambas as noites. 

A Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim é um evento organizado pela Associação “A Moira” em colaboração com a autarquia local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *