Cultura, Mangualde

«A Casa de Bernarda Alba» de Frederico García Lorca – Mangualde

O grupo de Teatro VITEOTONIUS apresenta este sábado, dia 19 de Junho, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, a peça «A Casa de Bernarda Alba», de Frederico García Lorca. Neste texto, o dramaturgo espanhol traça o retrato de uma Espanha mutilada e sufocada pelo regime ditatorial de Franco.
A narrativa desenvolve-se em torno de uma mãe autoritária que depois da morte do marido, impõe às suas cinco filhas, como luto, uma longa e rigorosa reclusão. Neste ambiente de mulheres, García Lorca constrói um painel dos desejos femininos que se opõem em uma constante batalha entre a paixão e a resignação e que todas as conversas são um destilar de ódio, um eco de segundas intenções, um grito silencioso de revolta em que tudo conduz à fatalidade e à tragédia.
O clima de opressão, de liberdade negada imposta pelo governo de Franco é transmitida nesta peça através da imagem de uma Bernarda Alba disciplinadora, instigadora do respeito através do medo e das imposições ditatoriais e é sob este contexto que o dramaturgo transporta o público para um tema que é intemporal, onde a exigência dos padrões sociais falam sempre mais alto que a natureza humana.
O espectáculo, de entrada livre, é encenada por Fraga.
 
Ficha Técnica:
Actores: Ana do Canto, Cris Oliveira, Fátima Artiaga, Isabel Santos, Katy Marinho, Lili Mota, Olga Margarida, Paulo Carrilho, Sara Rio, Sónia Ramos, Vânia Lopes e Xana Rio
Operador de luz: Luís Sá
Operador de som: Manuel Jorge
Apoio aos figurinos e adereços: Mara Maravilha
Design Gráfico: Óscar PM Lopes

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *