Cantanhede, Desporto

Férias Desportivas Cantanhede no Pavilhão “Os Marialvas”

De 21 de Junho a 16 de Julho decorrem no Pavilhão “Os Marialvas” as XI Férias Desportivas de Cantanhede, iniciativa promovida pela Câmara Municipal para proporcionar actividades desportivas e de lazer durante o período de interrupção das aulas às crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.

As inscrições devem ser formalizadas no Pavilhão “Os Marialvas”, mediante preenchimento de uma ficha disponível para o efeito e quaisquer esclarecimentos prévios podem ser obtidos junto da Divisão de Desporto e Tempos Livres através do telefone 231 422 101 ou do email pavilhaomarialvas@cm-cantanhede.pt. As inscrições encontram-se abertas até à quinta-feira anterior ao início de cada semana.

A participação no programa custa 40 € por semana (1ª semana – 21 a 25 de Junho; 2ª semana – 28 de Junho a 2 de Julho; 3ª semana – 5 a 9 de Julho; e 4ª semana – 12 a 16 de Julho) para pagamento das despesas com alimentação, transportes e seguro de acidentes pessoais, devendo ser entregue, no acto da inscrição, um atestado médico ou termo de responsabilidade do encarregado de educação a comprovar que cada participante está habilitado para a prática de actividade física. O valor da inscrição está sujeito a descontos para irmãos e para participantes que se inscrevam em mais do que uma semana de actividades. Os inscritos deverão apresentar-se diariamente com equipamento desportivo adequado (fato de treino, calções, t-shirt, sapatilhas), de acordo com as actividades previstas para cada jornada.

Com as XI Férias Desportivas de Cantanhede a Câmara Municipal tem como objectivo proporcionar às crianças e jovens os benefícios de uma prática desportiva diversificada e de outras acções de carácter sociocultural, tendo em vista o desenvolvimento das suas aptidões físicas e motoras, a exploração de competências e a aquisição de conhecimentos em vários domínios.

Por outro lado, além de pretender fomentar o intercâmbio de experiências entre os participantes e estimular o espírito de equipa, este programa de ocupação dos tempos livres visa atender às necessidades dos pais e encarregados de educação que, durante o período de férias escolares, se vêm confrontados com a dificuldade de encontrar soluções para cuidar dos seus educandos enquanto estão a trabalhar.

As actividades decorrerão entre as 9h00 e as 18h00 (com interrupção das 12h30 às 14h30, para almoço), podendo os pais entregar as crianças 30 minutos antes (8h30) e recolhê-las até uma hora depois (19h00), sempre no Pavilhão  “Marialvas”. Logo no primeiro dia, será entregue a cada participante o plano das actividades e a indicação dos horários e dos locais onde irão decorrer as actividades, estando a cargo da Câmara Municipal o fornecimento das refeições e o transporte dos intervenientes.

Segundo a organização, prevê-se que semanalmente venham a estar envolvidas nas XI Férias Desportivas de Cantanhede cerca de 40 crianças e jovens, que para operacionalização das actividades serão integrados em grupos, segundo o seu escalão etário, designadamente dos 6 aos 8 anos, dos 9 aos 11 e dos 12 aos 15, os quais serão acompanhados sempre por professores e monitores.

De acordo com a planificação prevista, cada grupo irá participar em várias actividades desportivas, como Golfe, Hip-Hop, Orientação, Karaté, Surf e Bodyboard, Ténis de Mesa, Badminton, Andebol, Basquetebol, Futebol, Tiro com Arco; de âmbito lúdico, como Street Surfing, Jogos Sem Fronteiras, Origami, Ateliê de Pintura e Expressão Plástica, Expressão Dramática e de âmbito educativo, workshop alimentar, actividades de escutismo, visita a exposições. As actividades desportivas decorrerão no Pavilhão Marialvas e em vários locais do Concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *